O papel do zootecnista

Sabemos que nos últimos anos o Brasil se tomou uma super potência mundial na produção agropecuária e que isso tem desdobramentos em todos os setores econômicos do País, desde a exportação e seu reflexo no PIB até a geração de mais e novos empregos, além de um leque de oportunidades de estudos profissionalizar!tes na área.

Para que o agronegócio chegas se a este patamar, tivemos como protagonista o produtor rural e a atuação de vários profissionais da área das ciências agrárias. Dentre esses profissionais, destacamos o papel do zootecnista por sua importante contribuição para chegarmos a cenário tão próspero.

O zootecnista é um profissional que atua em toda a cadeia produtiva, da nutrição e manejo à tecnologia de produtos, passando por ad ministração e aprimoramento genético. É fundamental para a sociedade, pois contribui para a segurança alimentar, ao garantir que os alimentos que chegam à sua mesa tenham boa procedência. Sim, quem garante isso é o zootecnista.

A zootecnia vem cada vez mais ocupando espaço e mostrando a sua responsabilidade para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro. Muito se discute sobre a atuação do zootecnista e do veterinário. Apesar de semelhantes e de atuarem juntos no mercado de trabalho, a carreira de zootecnista possui suas particularidades. O veterinário atua na saúde do animal, com intervenções clínicas e cirúrgicas, enquanto o zootecnista está mais focado em melhorar a produtividade e o rendimento do animal. Hoje, empresas, empreendedores e produtores conseguem diferenciar as características de cada curso, utilizando os recursos de cada um, em sua área específica, explorando o que têm de melhor para oferecer, buscando maior eficiência e produtividade para o desenvolvimento do setor produtivo.

A zootecnia foi criada em 1819 pelo jovem naturalista Émile Baudemen t. De lá para cá vem crescendo a passos largos, e existe em mais de 60 países.

O primeiro curso de graduação em Zootecnia no Brasil, iniciou-se em 1966, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana, cuja aula inaugural foi realizada em 13 de maio daquele ano. A partir daí, esta data passou a ser considerada simbolicamente como o Dia do Zoo Leenista.

A Zootecnia nacional conta com 107 cursos de graduação, mais de 18 mil alunos regularmente matriculados e um número superior a 35 mil profissionais atuantes em todas as regiões do Brasil.

Pela atuação relevante na sociedade, desejo a todos os zootecnistas felicitações pelo seu dia!

Parabéns!