A transformação dos resíduos

A importância da reciclagem é pauta neste dia nacional e um dos assuntos do Programa Agrinho do Senar Goiás, projeto que incentiva a produção textual em escolas rurais e urbanas por meio da discussão de temas ligados ao meio ambiente. Quem não sabe que os resíduos sólidos como papel, caixa de papelão, copinho de plástico, embalagem de leite, pano, filtro de cigarro, pneu, latinha de cerveja e tantos outros objetos possuem uma longa vida no ambiente se não forem tratados adequadamente?

Para mostrar a relevância do assunto nas escolas é necessário que todos participem, seja através da coleta seletiva que faz a segregação dos resíduos em papel, plástico, metal e vidro tornando a nossa cidade mais limpa ou através do mergulho de forma fantástica em um conjunto de ações educacionais, que incentivam a prática pedagógica através de projetos, de construção do conhecimento, proporcionando assim, a inserção de temas de relevância na sociedade com melhorias de hábitos e atitudes.

 Desde 2008, o Programa Agrinho vem mobilizando professores, alunos e demais grupos sociais para transformar e cuidar do campo e da cidade, para que ambos cresçam. Para isso o tema deste ano “Cresce campo e cidade com saúde e sustentabilidade” versa sobre soluções sustentáveis, aplicação de novas tecnologias, cuidados sanitários, eficiência no uso dos recursos hídricos, inovações tecnológicas na irrigação, consumo consciente na preservação do meio ambiente, além da importância do consumo de carne e leite na alimentação, seja dentro da atividade agrossilvipastoril ou agricultura urbana.

Que todos possamos contribuir com ações que promovam o engajamento da comunidade em geral a respeito de sua participação na transformação da sociedade e do meio ambiente. A preocupação em preservar o meio ambiente deve fazer parte da vida de todos. O futuro é agora e se quisermos colher bons frutos e executar atividades assertivas, precisamos modificar nossos pensamentos diários e contribuir com boas práticas e novas atitudes. Trabalhar a temática vai muito além de simplesmente despertar essa consciência. O objetivo é proporcionar situações que possibilitem a reflexão e façam com que esses estudantes, de fato, façam a diferença em seu município.