Senar Goiás faz 25 anos de trabalho e atuação em prol do produtor rural

layout para video empena 750x375cm final 042018 vai deixar uma marca importante na história do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás). Este ano a entidade sopra 25 velinhas de muita dedicação e trabalho em prol do produtor rural. Apesar de jovem, já tem um currículo extenso, cheio de ações que visam a educação profissional e a promoção social das pessoas do meio rural. “Precisamos manter este trabalho, dar continuidade aos nossos programas sociais, de capacitação e assistência técnica, aprimorando o que vem dando certo, ajustando o que podemos melhorar, com o objetivo de transformar a vida das pessoas”, destaca o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária em Goiás (Faeg) e também presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner.

Ao longo destes 25 anos, o Senar Goiás desenvolveu mais de 200 mil ações e eventos em todo o Estado de Goiás. Só nos cursos e treinamentos, a entidade realizou várias capacitações para os produtores, trabalhadores rurais, famílias, jovens e também para a sociedade. Na educação, o programa Agrinho ganha destaque a cada ano, onde mobilizou durante 10 anos de existência, a comunidade escolar dos 246 municípios goianos, com mais de 2 milhões de alunos engajados em trabalhos educativos. Além dos cursos EaD e o curso Técnico em Agronegócio. 

Na área social, a entidade trabalha com o programa Campo Saúde, onde 212 ações já foram realizadas e mais de 500 mil atendimentos de saúde e cidadania foram oferecidos em nove anos de programa, em todo o Estado de Goiás. O programa Equoterapia também faz parte das ações do Senar Goiás, onde mais de 3,5 mil praticantes passaram pelos atendimentos em oito anos de programa. Outra atuação de peso e de grande destaque é o programa Senar Mais que trabalha com assistência técnia e gerencial em sete cadeias produtivas, que são: Apicultura, Fruticultura, Horticultura, Ovinocaprinocultura, Pecuária de Corte, Pecuária de Leite e Piscicultura. 

“A missão do Senar Goiás é melhorar vidas no campo e na cidade. E ver de perto essa transformação no dia a dia do homem e mulher do campo é de encher os olhos. Hoje, são mais de 600 mil pessoas impactadas pelas ações do Senar Goiás. E temos a certeza de que este número será ainda maior em 2018”, ressalta do superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza. 

Ações

Pensando nesta data, o Senar Goiás irá desenvolver ações e eventos ao longo de todo o ano. Entre eles estão o Encontro de Jovens Lideranças do Agro; Lançamento do Festival Receitas do Campo; Lançamento do Prêmio de Jornalismo; Inauguração da mostra fotográfica; Encontro de Agentes Transformadores; Encontro de Empreendedores Líderes Rurais; Rally do Senar; 3° Encontro de Empreendedores do Leite; Mostra dos 25 anos do Senar no Agrinho; entre outros. 

Texto e arte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar