Agricultura sustentável é tema de encontro de produtores rurais em Mineiros

Produtores rurais de Goiás interessados em produzir uma agricultura sustentável, ecologicamente correta e produtiva se reúnem nesta segunda-feira (14) para o 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável, no Clube Pavip, em Mineiros, no sudoeste goiano. O evento encerra na terça-feira (15). 

Além de palestras de pesquisadores e visitas a propriedades rurais da região, a programação do evento terá um dia todo dedicado a experiências de produtores que estão rompendo paradigmas e adotando tecnologias de produção que resultam em maiores sustentabilidade, produtividade e rentabilidade.

“Os produtores que já adotam técnicas sustentáveis se orientam pela pesquisa, buscam uma gestão de conhecimento que vá além do instrumentalismo, focada em resultados materiais, mas consciente e responsável pelas suas consequências sociais e com a natureza”, destaca o analista técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves, que participa do evento, em Mineiros. 

Os organizadores do evento buscam possibilitar ao participante saber a teoria e conferir as práticas, com as visitas às propriedades rurais. O encontro faz parte do movimento por uma ‘Nova Agricultura Brasileira’, organizado por produtores rurais que buscam soluções em todas as linhas de ‘agriculturas’, sem preconceito, mas focados em resultados.

Temas como inseticida biológico à base de neem, migração para agricultura sintrópica, agricultura sustentável no Paraguai, extrato de babosa e experiências em cana-de-açúcar e diferença nutricional dos alimentos produzidos com pó de rocha na agricultura sustentável estão na pauta de debates do 5º Encontro Técnico de Agricultura Sustentável.

Texto: Nayara Pereira 

Foto: Alexandro Alves