Encontro Regional Senar Mais - Hortifruti aborda manejo de uva, maracujá, abacate, entre outros

Técnicos de campo do Senar Goiás que prestam serviços para a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) participam durante três dias do Encontro Regional Senar Mais - Hortifruti, em Urutaí. Na apresentação sobre poda e condução de frutíferas ministrada pela supervisora da cadeia de fruticultura do Senar Goiás, Dra. Ana Paula Marquez Belo, eles puderam compreender sobre a relevância que a poda, segundo ela, através de atividades simples e rotineiras podem garantir a sanidade da planta, reduzir alternância de safras, qualidade de produção, facilidade na colheita e nos tratos culturais.

“Durante a palestra apresentamos o conceito, principais práticas e a importância da poda para garantir um equilíbrio entre vigor e produtividade de espécies frutíferas. Todas as técnicas apresentadas levaram em consideração a idade e fisiologia da planta, época do ano, equipamentos e instrumentos disponíveis para a execução das mesmas,” disse Ana Paula. 

Atualidade e perspectivas do manejo integrado de pragas em sistemas de HF

O supervisor da cadeia de horticultura do Senar Goiás, Lincoln França apresentou na manhã desta quinta-feira, 4, os conceitos de manejo integrado de pragas e sua importância para o sucesso na redução de danos econômicos causados por insetos que estão em desequilíbrio no ambiente. “Evidenciou-se que a combinação de controles como químico, cultural e biológico são essenciais para controle de populações e áreas de cultivos livres de pragas,” citou ele na sua palestra.

Comunicação Sistema Faeg/Senar