Faeg participa de entrega de máquinas e caminhões para prefeituras

 A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), acompanha a entrega maquinário feita através da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Serão tratores, motoniveladoras, caminhões basculantes e pipas entregues para as  prefeituras contempladas por meio do contrato de repasse de patrulha mecanizada, estabelecido entre governo estadual e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A solenidade será nesta sexta-feira, 8 de março, às 9 horas, na sede da Seapa, em Goiânia (GO).

Durante o evento, os prefeitos assinarão o Termo de Cessão de Uso para a liberação do maquinário. A lista com os municípios beneficiados está disponível no site: www.agricultura.go.gov.br. As demais cidades contempladas vão receber os equipamentos à medida que as documentações estiverem regularizadas. 

Necessidade de regularização

No dia 28 de dezembro do ano passado, o governo anterior até chegou a realizar evento para fazer a entrega simbólica das máquinas aos municípios, com a presença de prefeitos do interior na capital goiana. Entretanto, devido a problemas na documentação e no pagamento, o maquinário não pode ser entregue. No início deste ano, houve a necessidade de regularização de documentos referentes aos municípios e aos equipamentos. O processo está sendo conduzido pelo atual governo estadual, por meio da Seapa. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, houve a necessidade de regularizar os documentos, exatamente para proporcionar agilidade na entrega do maquinário e transparência nos procedimentos adotados, além de manter compromisso com as prefeituras municipais. “Desde o início trabalhamos de forma responsável para solucionar o processo e realizar a entrega dos equipamentos aos municípios beneficiados”, enfatiza. 


Capacitação

Um dos critérios estabelecidos para que o município receba oficialmente o maquinário é o curso de capacitação para a operação e a manutenção dos equipamentos, como tratores, caminhões e motoniveladoras. O treinamento teórico e prático ocorreu de 25 a 28 de fevereiro, em Goiânia, e teve a presença de profissionais de diversas cidades contempladas. De acordo com o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essa qualificação é necessária para que todos possam receber o conhecimento adequado para manuseio do maquinário. “É a oportunidade de entender melhor o funcionamento das máquinas e até colaborar para a vida útil dos equipamentos. Não adianta receber e não saber operar. Por isso faz parte do processo de entrega técnica a participação no treinamento”, explica. 


Ficha técnica

Início da entrega de maquinário do contrato de repasse de patrulha mecanizada

Data: 8 de março de 2019 (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Rua 256, nº 52, setor Leste Universitário, Goiânia (GO) – Fica próximo ao Terminal da Praça da Bíblia

Mais informações: www.agricultura.go.gov.br 

Fonte: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação Sistema Faeg Senar