Comissão da Pecuária de Corte quer mais interação com o Fundepec

Reunidos na Faeg, pecuaristas de corte tomaram conhecimento das ações e de como o dinheiro arrecadado pelo do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária em Goiás, o Fundepec está sendo aplicado.  Os integrantes da Comissão de Pecuária de Corte do estado, pediram maior participação, principalmente na hora de decidir como a quantia de cerca de R$13 milhões , arrecada  por ano, deve ser gasta.

Os pecuaristas contribuem com 95% da arrecadação do fundo. Toda vez que um animal é abatido, uma porcentagem é recolhida para isso. O dinheiro é usado para indenizar o produtor caso seja preciso sacrificar algum animal. Isso em caso de alguma doença contagiosa por exemplo. Também ajuda nas ações de defesa sanitária do Estado de Goiás.

Mas de acordo Mauricio Veloso, que é presidente da Comissão de Pecuária de corte da Faeg,  os produtores de carne estão se sentido excluídos nesse processo. “Os pecuaristas de Goiás querem não apenas saber exatamente como essa gestão acontece e mais do que isso, desejam participar da forma como esse fundo é gerido”, disse ele durante reunião.

Uacir Bernardes, diretor executivo do Fundepec, destacou o apoio técnico à Defesa Agropecuária de Goiás com contratação de médicos veterinários que apoiam na execução dos projetos. Mencionou a Compra de materiais para a investigação da inatividade viral para febre aftosa no Estado pela AGRODEFESA. E entre outros, falou do pagamento de Indenização dos animais positivos no estudo epidemiológico da tuberculose em Goiás. Veja mais no vídeo.


Os Diretores da FAEG, presentes na reunião, Eduardo Veras e Euripedes Bassamurfo relataram o trabalho que a Federação vem desenvolvendo como Conselheira do Fundepec e que as portas estão abertas para o encaminhamento das propostas  e projetos dos pecuaristas de corte. Isso, além dos demais produtores das outras cadeias produtivas que fazem parte do fundo.

Também participaram da reunião da Comissão de Corte da FAEG com o Fundepec, o Diretor da FAEG Gustavo Dourado, o presidente Interino do Fundepec Antônio Flávio Camilo de Lima, o Ex-presidente do Fundepec Alfredo Luiz Corréa. O  Diretor Executivo do Fundepec, Uacir Bernardes.

Texto: Revana Oliveira

Fotos: Larissa de Melo