CNA e Senar Goiás abrem cadastro para produtores rurais de alimentos artesanais e tradicionais

Para estimular a diversificação e valorização dos produtos dos pequenos e médios produtores rurais, a CNA e o Senar Goiás lançaram o Programa CNA de Alimentos Artesanais e Tradicionais do Brasil. O cadastro deve ser realizado até 30 de abril. Serão promovidas ações de capacitação, assistência técnica e gerencial, consultoria, melhoria do ambiente tributário e regulatório, fomento e aperfeiçoamento da estrutura para comercialização.

Tipos de agroalimento:

Tradicional- é aquele com ou sem transformação, mas cujos métodos de produção exigem mais tempo ou tem características exclusivas decorrente do meio que foi produzido. Por exemplo: café, mel e cachaça.

Artesanal- é produzido em poucas quantidades, com excelência, e pelo produtor rural ou funcionário que tenha total domínio do processo. E, principalmente, com uso de técnicas manuais. Por exemplo: chocolate, geleia e doce de leite.

Os principais exemplos de produtos tradicionais e artesanais que podem ser cadastrados são: mel, cachaça, queijo, embutido, geleia, doce de leite, doces de compotas, leite, cocada, queijada, carnes, dentre outros. Para entender mais clique no link: https://youtu.be/N_bIRQqp_G4. Se cadastre no link do site da CNA Brasil https://bit.ly/2KeTy8z.

Assista também a entrevista da coordenadora de ações e projetos do Senar Goiás, Andreia Peixoto.


Comunicação Sistema Faeg/ Senar