Senar Goiás e empresas investem em Jovem Aprendiz

Neste mês de outubro o Senar Goiás entregou 43 certificados do Programa Jovem Aprendiz. A parceria com empresas rurais começou em 2017. A primeira delas foi com a Fazenda Werman em Cristalina, a 281 km de Goiânia.  A segunda turma está em andamento na Fazenda Igarashi, na mesma região. A intenção é que mais empresas busquem o apoio do Senar para oferecer qualificação, emprego e melhoria da renda à mais jovens do estado.  E esse assunto foi o destaque no quadro Do Campo a Cidade, do Agro Record do último domingo (28/10).  A entrevista foi com Sílvia Romano, Coordenadora Técnica do Senar Goiás.

As empresas devem ter uma cota de aprendizes de acordo com o número de funcionários. O Senar  planeja a execução dos cursos de formação profissional rural de acordo com as atividades e realidade de quem solicita.

“ Depois a escolha do curso, a empresa faz um processo seletivo dos jovens, que devem morar na região, ter entre 14 e 24 anos e estarem cursando ou terem concluído o ensino médio ou fundamental.  A partir daí o Senar Goiás faz um calendário escolar com carga horária de 960 horas, duração aproximada de um ano. Em metade dessas horas acontecem as aulas teóricas em sala de aula, com professores capacitados pelo senar. Eles ministram disciplinas básicas (português, matemática, informática, etc) e as específicas, de acordo com o curso escolhido pelas empresas. Em semanas alternadas, esses jovens terão aulas práticas coordenados pela própria empresa, onde eles vão à campo e conhecem as diversas atividades que a empresa desempenha e aprendem a “fazer fazendo”. Após a conclusão do curso, esses jovens recebem um certificado e estão preparados e aptos para inserirem no mercado de trabalho ou serem absorvidos pela própria empresa”, detalhou Sílvia.

São 21 cursos de formação profissional rural desde: olericultura, cana de açúcar, mecanização agrícola, avicultura entre outros. Para fazer essa parceria as empresas devem procurar o Sindicato Rural do seu município ou região ou entrar em contato com o Senar Goiás nos telefones : 3412-2718/3412-2700.

Veja mais no vídeo.


Comunicação Sistema FAEG/ Senar