FONIAGRO discute padronizar planilha de custos de granjas

O Fórum Nacional de Integração Agroindustrial de Aves e Suínos  (FONIAGRO), aconteceu em (29/10), na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O debate foi sobre a  padronização de uma planilha nacional de custos fixos e variáveis de produção das granjas.  “Sem um padrão, o pequeno produtor por exemplo não tem acesso a essas informações, os demais também acabam reféns da Agroindústria. Com a planilha se contabiliza gastos com energia, material, funcionários e facilita saber o lucro com mais eficiência”, explicou Aloir Vicente da Silva, da comissão de avicultura da Federação da Agricultura e pecuária de Goiás.


Agora o Grupo de Trabalho (GT) formado por associações de avicultura e suinocultura, e Federações da Agricultura e Pecuária de várias regiões do país, segue para uma reunião em Curitiba com GT da agroindústria. O objetivo e dar sequência na padronização da planilha, no dias 08 e 09 de novembro..

“Também já ficou definida a correção da taxa de atratividade aviária, que agora será reajustada com base na SELIC, Tesouro e poupança. Ela permite o produtor saber se compensa por exemplo investir na construção de um aviário ou manter o dinheiro na poupança, diante das vendas", pontuou Aloir.


Foi discutido ainda sobre a cama aviária, uma despesa que se transformou em retorno financeiro para o produtor, como na adubação de pastagens. Agroindústria se manifestou pela participação nos lucros, mas a CNA vai mandar um oficio explicando que não há possibilidade dessa divisão.

Comunicação Sistema Faeg/Senar