Grupo conhece tecnologias agrícolas na Farm Progress Show

missao eua 28 53A Missão Técnica aos Estados Unidos da América (EUA), formada por 29 produtores rurais, empresários e técnicos brasileiros, visitou na última quarta-feira (28/08), a Farm Progress Show 2013, no município de Decatur, estado de Illinois. A missão é organizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE Goiás).

O evento, conhecido como a maior feira do agronegócio mundial, reúne expositores de todos os segmentos do setor rural. A feira conta todos os anos com a participação média de 500 expositores, nos seus 360 hectares de área, onde é possível conhecer todo o potencial da alta tecnologia na área de sementes, fertilizantes, agroquímicos, irrigação, maquinários agrícolas, estruturas e construções rurais, carros, caminhões e produtos diversos. Entre os expositores encontramos desde as principais empresa multinacionais de insumos e maquinários até pequenas empresas regionais com suas inovações e produtos.  

Dentre os estandes como maior apreciação por parte da equipe brasileira, o grande destaque ficou por conta das máquinas agrícolas, principalmente pelo porte e tecnologia. Os produtores puderam visualizar e conhecer os mais potentes e modernos tratores, pulverizadores e colhedeiras, com porte muito superior aos encontrados no Brasil. Outros equipamentos e sistemas que despertaram grande interesse foram os de agricultura de precisão, amplamente utilizados pelos americanos, os quais garantem um trato ideal no manejo de fertilizantes e um plantio com grande uniformidade.

Na área de sementes e biotecnologia, todas as grandes multinacionais do setor, como Monsanto, Pioneer e Syngenta estavam representadas, com grandes estandes apresentando o que possuem de mais modernos e produtivo em cultivares de milho e soja principalmente, além de suas biotecnologias utilizadas no controle de pragas, doenças e resistência a herbicidas e a seca.

Para o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal, a visita da missão a feira é importante por apresentar aos produtores brasileiros as tecnologias de ponta que ainda não chegaram ao Brasil. “Levamos produtores goianos e técnicos para conhecerem efetivamente as tecnologias norte-americanas mais avançadas, tendo a oportunidade de conhecer estas tecnologias tanto na feira como nas propriedades rurais”, explicou.

O produtor rural de soja e milho, em Joviânia, Nivaldo Pádua, é um dos integrantes da missão, e estava interessado nos detalhes dos produtos voltados para as lavouras. “Esta visita a feira é ótima, pois pudemos conhecer as práticas e equipamentos utilizados por nossos colegas americanos, principalmente as máquinas agrícolas usadas no plantio e aplicação de defensivos. Realmente temos muito o que aprender com esses estrangeiros”, relatou.

Quem também gostou das novidades foi o produtor rural de soja e milho de Rio Verde, Lucas Arantes. Filho de produtor rural e graduando em Agronomia, ele gostou muito dos estandes que visitou. “Fomos muito bem recebidos. Há muita novidade no maquinário e não temos no Brasil muitos modelos como os utilizados por aqui. Também me chamou a atenção os experimentos de milho, soja e tomate com tecnologias de controle de insetos e pragas expostos nos estandes das empresas”, ressaltou.

A primeira feira Farm Progress Show aconteceu em 1953, mas apenas desde 2005 se estabeleceu no formato em que é realizada atualmente. Hoje a feira ocorre todo ano, alternando-se entre os municípios de Decatur, Illinois, onde ocorreu a visita este ano, e a cidade de Boone, no estado de Iowa, sendo os dois principais estados produtores de grãos nos Estados Unidos. A feira de 2014 já está marcada para os dias 27, 28 e 29 de agosto, em Boone.

Fotos: Cleiber Di Ribeiro