Faeg acompanha Workshop sobre Qualidade do leite


Objetivo é falar sobre as regras estabelecidas pelas Instruções Normativas 76 e 77, do Mapa, que passam a vigorar em maio deste ano. Termo de cooperação também será assinado, com previsão de repasse de R$ 1,4 milhão do Fundepec para a Agrodefesa

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), juntamente  com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), estarão no  1º Workshop Goiás - Qualidade do Leite, que será realizado no dia 14 de março, a partir das 8 horas, no Teatro Sesi, no setor Santa Genoveva, em Goiânia (GO). O encontro na capital goiana será o primeiro, de um total de nove que serão promovidos em vários municípios goianos, com o objetivo de orientar sobre as Instruções Normativas 76 e 77, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e qualificar produtores e laticinistas para as novas regras estabelecidas nas INs, como padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. As normas entram em vigor em maio deste ano.

Durante o evento, deverá ser assinado convênio de cooperação técnica e financeira da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) – jurisdicionada à Seapa -, com o Fundo para o Desenvolvimento da Agropecuária (Fundepec) para ser executado no exercício de 2019. A previsão é de repasse de R$ 1,4 milhão, com o intuito de promover a defesa sanitária animal no Estado de Goiás. 

Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, há um compromisso do governador Ronaldo Caiado em fomentar e fortalecer todo o segmento produtivo goiano, especialmente a cadeia leiteira. “Por meio da educação de todos os agentes envolvidos neste setor, vamos continuar promovendo melhorias na qualidade do leite goiano”, enfatiza. 

Participação
O evento é voltado, principalmente, para proprietários de estabelecimentos que processam leite e derivados em Goiás e que estão registrados no Serviço de Inspeção Federal e no Serviço de Inspeção Estadual. Participarão também fiscais estaduais agropecuários, auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis técnicos e de controle de qualidade das indústrias, pesquisadores, acadêmicos de áreas afins e produtores de leite. Os técnicos do Ministério da Agricultura que elaboraram as Instruções Normativas estarão presentes para explicar em detalhes as mudanças introduzidas e sanar dúvidas dos participantes. A Agrodefesa é uma das organizadoras do evento. 

Programação
8 horas – Milk da manhã
9 horas – Abertura oficial/Composição de mesa
10 horas – Pronunciamento do diretor executivo do Sindileite, Alfredo Luiz Correia
10h20 – Pronunciamento da professora Clarice Gebara, da Universidade Federal de Goiás (UFG)
10h25 – Entrega simbólica da 1ª Carta ao Produtor de Leite – José Eduardo de França (superintendente Federal de Agricultura em Goiás – SFA-GO/Mapa)
10h30 – Palestra ‘Novas normas para a qualidade do leite” – Mayara Souza Pinto (auditora Fiscal Federal Agropecuária – Dipoa/Mapa)
11h30 – Palestra ‘Plano de qualificação de produtores de leite - Instrução Normativa 77 – Rodrigo Moreira Dantas e Bruno Meireles Leite – (auditores fiscais Federais Agropecuários – Mapa)
12h30 - Encerramento

Novas regras das INs 76 e 77
O Mapa fixou novas regras para a produção de leite no País, especificando os padrões de identidade e qualidade do leite cru refrigerado, do pasteurizado e do tipo A. As mudanças foram publicadas na edição do dia 30 de novembro de 2018 no Diário Oficial da União, nas Instruções Normativas (INs) 76, e, na 77. As normas entram em vigor em maio deste ano, quando serão revogadas as instruções 51/2002, 22/2009, 62/2011, 07/2016 e 31/2018.

A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.

Ficha técnica
1º Workshop Goiás – Qualidade do Leite
Data: 14 de março de 2019 (quinta-feira)
Horário: A partir das 8 horas
Local: Teatro Sesi – Av. João Leite, nº 1013, setor Santa Genoveva, Goiânia (GO)

Informações: Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa)

Comunicação  Sistema  Faeg/Senar