Senar Goiás vai oferecer treinamento de manutenção de motores através de realidade virtual

A partir da primeira semana de maio um componente inovador, aqui no estado, fará parte das aulas do curso de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas oferecido pelo Senar Goiás. A realidade virtual ou aumentada que possibilita a manutenção do motor de um trator sem a necessidade de peças convencionais, foi lançada no estande do Sistema Faeg/Senar na Tecnoshow e fez sucesso. 

“Nós trouxemos os primeiros três exercícios de manutenção. Esse modelo minimiza riscos durante a tarefa de desmontar as peças e mexer em líquidos, óleos, filtros, bem como otimiza o aprendizado. A ferramenta também é uma didática para atrair a atenção do participante", explicou Samantha Andrade, coordenadora técnica do Senar Goiás.

Através de óculos especiais é possível ver as peças detalhadas e a partir de aí trabalhar com elas. A intenção é que a ferramenta desperte os alunos para o trabalho e proporcione um maior aproveitamento. ‘’Na parte de operação o aluno vai fazer a aula em ambiente real e na de manutenção em ambiente virtual, mas compondo o treinamento como todo”, explica Marcelo Lessa, diretor técnico e de comunicação do Senar Goiás.

A novidade foi assunto do Ao Vivo do Jornal Anhanguera 2ª edição da última quarta-feira (10/04). Veja o vídeo.


Sistema de comunicação Faeg/Senar