Últimas notícias

HelicoverpaAcatando o pedido feito pelo Governo do Estado de Goiás, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) declarou emergência fitossanitária para a lagarta Helicoverpa armigera no Estado. A decisão foi anunciada hoje em publicação no Diário Oficial da União e inclui ainda o Estado de Minas Gerais.

A solicitação foi feita pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás, FAEG, dados os riscos de elevadas perdas em função dos ataques da lagarta. No início de novembro, o número de relatos de áreas infestadas no estado fez com que a FAEG levasse a demanda até a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seagro). Esta, por sua vez, encaminhou o pedido de declaração de emergência ao Mapa. Estados como Bahia e Mato Grosso já haviam obtido este reconhecimento.

A portaria publicada, de número 1.166, datada em 26 de novembro de 2013, permite agora que Goiás implemente o plano de supressão da praga. Dessa forma, uma das medidas a ser tomada é a importação de defensivos agrícolas com o princípio ativo benzoato de emamectina, que ainda não eram autorizados no mercado brasileiro. Com vigência de um ano, o estado de emergência é válido para todas as áreas produtivas.

http://sistemafaeg.com.br/images/noticias/2013/novembro/helicoverpa.png" class="img-fluid" alt="Mapa acata pedido da Faeg e declara estado de emergência ">

Filtrar Notícias