Nossa história

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) é uma entidade de grau superior, sem fins lucrativos, que tem como fim exclusivo, a representação do produtor rural. Faz parte do Sistema da Confederação da Pecuária e Agricultura do Brasil (CNA), entidade máxima de representação dos agricultores e pecuaristas brasileiros, junto com outras 26 federações. A Faeg é uma instituição privada composta por Sindicatos Rurais de 127 municípios goianos e que atuam nos 246 municípios do estado. É mantida por 60 mil produtores rurais goianos.

O principal objetivo da Faeg é a representação do homem do campo. Cabe à entidade abranger os diversos segmentos da atividade rural, envolver pequenos e médios produtores, fortalecer a classe e tornar o ambiente produtivo rural mais desenvolvido, competente e competitivo. É de competência da Faeg, promover o conhecimento sobre os assuntos inerentes à classe dos produtores rurais e coordenar a ação sindical.

Nosso nascimento

A Federação das Associações Rurais do Estado de Goiás (Fareg) – que anos mais tarde se tornaria Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) - foi criada em 1951. Poucos registros daquela época se mantiveram até os dias de hoje, mas a partir de 1957, as atas de diretoria foram devidamente registradas e guardadas, permitindo que a história da entidade se preservasse. Nesta época, a Federação já tinha sua sede social, no primeiro andar do número 47, da Avenida Goiás. A entidade foi fundada e teve como primeiro presidente, Joaquim Câmara Filho.

Dezesseis anos mais tarde, em 18 de novembro de 1967, nasceu a Faeg com o objetivo de representar e defender a categoria de empregadores rurais do estado. Ela foi criada como uma entidade sindical de natureza privada sem fins lucrativos. Na ocasião, foi eleita a primeira diretoria (provisória), composta pelo presidente, José Agenor Lino e Silva; secretário, Geverson de Mendonça Ribeiro e tesoureiro, José do Nascimento Caixeta.

José Agenor Lino e Silva realizou repetidas visitas ao interior do Estado, orientando às Associações Rurais para que se transformassem em Sindicatos de Empregadores Rurais. Alcançado o objetivo de erguer novas associações, o processo de constituição seguiu os trâmites normais e a Faeg teve seu reconhecimento consolidado pelo Ministério do Trabalho, com prerrogativas de Entidade Sindical de Grau Superior, representativa dos Empregadores Rurais do Estado de Goiás. Também pertencente ao Plano da, então, Confederação Nacional da Agricultura (CNA), hoje, Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Nossos Presidentes

galeria presidentes 2016 01 menor

Publicações

Revista Campo

2017 12 dezembro

Todas as edições

Portfólio FAEG/Senar

portfolio

Cartilha Segurança Rural

cartilha seguranca rural 2017 senar 25 01 virtual

Código Florestal