seringueira arquivo faegEvento é direcionado a produtores rurais e instituições ligadas ao setor de silviculturaCom o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva florestal de Goiás, especialmente, da seringueira, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) vão realizar no dia 14 de junho, às 14 horas, no auditório do Sistema Faeg Senar, em Goiânia (GO), o workshop ‘O Negócio da Cadeia Produtiva Florestal em Goiás: Seringueira’. O evento é direcionado a produtores rurais e instituições ligadas ao setor de silvicultura. 

A iniciativa se dá em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED), a Câmara Setorial de Produtos de Base Florestal de Goiás, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Floresta), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Associação dos Produtores de Borracha Natural dos Estados de Goiás e Tocantins (Abrop-GO/TO).

Segundo a coordenadora técnica do Senar Goiás, Sílvia Romano, o evento é importante para discutir a cadeia ambiental, econômica e social do setor de silvicultura em Goiás. “Esse projeto visa propiciar meios para o desenvolvimento sustentável do setor de produtos de base florestal goiano, com foco no mercado e na integração entre os elos da sua cadeia produtiva, no aumento da competitividade e dos resultados esperados pelos agentes econômicos do setor”, destaca. 

O workshop foi dividido em três etapas, sendo elas: eucalipto, seringueira e mogno africano. “Nosso objetivo é de unir e fortalecer a cadeia, além de escutar mais os produtores, suas dificuldades e perspectivas e, ao final, elaborarmos e emitirmos um documento com diretrizes para um futuro Plano de Governo”, pontua. 

Programação

14h – Abertura

14h20 – Perspectivas do Ifag para Silvicultura em Goiás – Diretor executivo do Ifag, Edson Novaes 

14h40 – Aspectos a serem considerados para a obtenção de seringueira no Brasil – José Mauro Magalhães e Ávila Paz Moreira (Embrapa Florestas) 

15h20 – Panorama Mercadológico da Cadeia Produtiva da Seringueira no Brasil – Presidente Aprob GO/TO, Antônio Carlos da Costa 

16h – Dinâmica para identificação de oportunidades e desafios do setor de florestas plantadas em Goiás. 

18h – Consolidação das propostas

18h30 – Encerramento  

Ficha técnica 

O Negócio da Cadeia Produtiva Florestal em Goiás: Seringueira

Data: 14 de junho - quinta-feira

Horário: 14h às 18h30

Local: Auditório do Sistema Faeg Senar 

 

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Foto: Arquivo Faeg 

 

Publicações

Revista Campo

2018 05 maio

Todas as edições

Portfólio FAEG/Senar

portfolio

Cartilha Segurança Rural

cartilha seguranca rural 2017 senar 25 01 virtual

Código Florestal