Realidade virtual e site de financiamento coletivo movimentam estande do Sistema Faeg/Senar

Imagina você aprender a montar e a desmontar um motor de trator sem sequer tocar em um parafuso de verdade? Isso é possível através da realidade virtual. A novidade pioneira no estado está sendo apresentada no estande do Sistema Faeg/Senar, na parte de cursos, na Tecnoshow.  Os óculos que permitem ver as peças detalhadas e a partir daí trabalhar com elas tem sido a atração do espaço. Diariamente é procurado por centenas de pessoas. 

“Esse sistema será usado no curso de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, especialmente na manutenção do motor do trator. A intenção é que a tecnologia seja disponibilizada nas aulas agora em maio próximo. Na parte de operação o aluno vai fazer a aula em ambiente real e na de manutenção em ambiente virtual, mas compondo o treinamento como todo”, explica Marcelo Lessa, diretor técnico e de comunicação do Senar Goiás.

No mesmo espaço os visitantes também poderão conhecer empresas  recém-criadas de tecnologia, as chamadas startups, que neste caso estão voltadas ao agronegócio. Serão realizadas palestras diárias mostrando as inovações que podem ajudar o trabalho do homem do campo. Entre elas está a Vaquinha do Campo. É um site totalmente colaborativo que financia projetos inovadores para o agronegócio.  A plataforma online vai captar recursos para projetos de startups, pesquisadores, empreendedores já consolidados no mercado e produtores rurais.

Ela foi desenvolvida pela empresa de inteligência digital Descompli.ca, em parceria com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag). Qualquer um com uma boa ideia pode cadastrar iniciativas no site Vaquinha do Campo. Basta entrar em http://www.vaquinhadocampo.com.br e preencher o cadastro. As inscrições serão avaliadas pelo corpo técnico do Ifag, responsável pela curadoria, aprovação, acompanhamento e validação da prestação de contas das empresas beneficiadas no projeto.