Sistema Faeg Senar apoia programa ''Juntos pelo Araguaia"

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi comemorado de uma forma muito especial este ano. O Sistema Faeg/Senar  tem intensificado ações para a preservação do solo, vegetação e recursos hídricos e participou do lançamento oficial do Projeto “Juntos Pelo Araguaia, na cidade de Aragarças, em Goiás, do qual é apoiador. 
O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, acompanhou o evento, que teve as presenças do presidente Jair Bolsonaro, o governador de Goiás Ronaldo Caiado, além dos de Mato Grosso e do Tocantins, Mauro Mendes e Mauro Carlesse, secretários, prefeitos, deputados e ministros.
O Programa de preservação ambiental é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com os governos de Mato Grosso e federal. Ele envolve duas ações muito principais, que é a contenção de sedimentos das voçorocas e o reflorestamento com árvores nativas nas nascentes e nas margens dos rios. Com a contenção de solo e matas mais densas a expectativa é que o Rio Araguaia se recupere.

O Juntos Pelo Araguaia atuará na recomposição florestal, conservação de solo e água, além de ações paralelas nos municípios goianos. O projeto conceitual foi desenvolvido pelo Instituto Espinhaço, por meio de acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Goiás.

A titular da Semad, Andréa Vulcanis, falou sobre os primeiros passos. “Esse projeto envolve duas ações muito concretas, que é a contenção de sedimentos das voçorocas e o replantio de florestas nativas, de árvores nativas nas nascentes e nas margens dos rios. Então, vamos cooperar com contenção de solo e com reflorestamento para permitir que o nosso rio possa recuperar a sua saúde.”

O presidente da Faeg, Deputado federal José Mário, destacou o trabalho feito Sistema Faeg/Senar ainda no mês de maio, quando uma equipe da instituição, percorreu junto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), os municípios de Montes Claros, Bom Jardim, Piranhas, Doverlândia, Caiapônia Mineiros e Santa Rita do Araguaia. Com apoio dos Sindicatos Rurais foi feita a conscientização dos produtores para que colaborem com a preservação das bacias do Araguaia.

 Sistema Faeg Senar e as ações de preservação do meio ambiente

Nos últimos dois anos, 1.800 pessoas foram capacitas pelo Sistema Faeg/Senar nos treinamentos de Proteção de Nascentes, Recuperação de Mata Ciliar e Áreas Degradadas, bem como estratégias para contenção de água, como bacias de contenção, tanques e curvas de nível.  A Instituição, em parceria com agricultores e pecuaristas goianos, recuperou 1.700 fontes de água de 2015 a 2017. Diante do sucesso dessa e de outras iniciativas o governo do estado procurou a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), para ajudar na conscientização do projeto “Juntos Pelo Araguaia”.

 há 11 anos, o Programa Agrinho vem mobilizando professores, alunos e demais grupos sociais para transformar e cuidar do campo e da cidade, para que ambos cresçam. O tema deste ano “Cresce campo e cidade com saúde e sustentabilidade” busca soluções sustentáveis, aplicação de novas tecnologias, cuidados sanitários, eficiência no uso dos recursos hídricos, inovações tecnológicas na irrigação, consumo consciente na preservação do meio ambiente.

Comunicação Sistema Faeg Senar