Expo Catalão realiza segunda edição do Festival Receitas do Campo

Flyer convite Catalao 01Uma das grandes atrações da Expo Catalão 2017 foi o Festival Receitas do Campo, uma parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) que reuniu mais de 20 participantes da região com receitas típicas da fazenda disputando os melhores pratos nas categorias almoço, jantar, lanche e sobremesa.

Para repetir o sucesso, em 2018 o Festival acorrerá no dia 29 de julho, às 18 horas, no primeiro domingo da Expo Catalão, no Parque de Exposições do município. As inscrições já estão abertas. O evento é uma estratégia para resgatar e divulgar a identidade da família rural através da culinária, valorizando a importância dos hábitos alimentares da família rural.

O coordenador do evento, Celmar Santana, explica que para participar é necessário preencher um formulário disponível na sede do Sindicato Rural e descrever a sua receita que necessariamente precisa conter ingredientes característicos das mesas da família rural como, banha de porco, leite, mel, abóbora, buriti, doce de leite, fubá e farinha de mandioca. “Os cozinheiros têm toda liberdade para criar e apresentar seus pratos que serão avaliados por uma comissão julgadora, lembrando que a comida é levada pronta e iremos oferecer uma cozinha de apoio só para esquentar ou resfriar os alimentos”, completa.

O vencedor de cada categoria terá sua receita publicada em um livro que reúne receitas de outros festivais realizados pelo Senar Goiás no estado, e, ainda, prêmios adicionais ofertados pelo Sindicato Rural de Catalão.

“Importante ressaltar que a intenção do Festival é resgatar receitas que tenham um histórico ou tradição na família, que a avó, avô, mãe, pai ou tios faziam e que todos se deliciavam. Não precisam ser receitas bem elaboradas, mas que remetam a preservação e valorização do patrimônio cultural de nossa região” finaliza Celmar.

As inscrições encerram no dia 27 de julho e o regulamento completo pode ser consultado no site www.senargo.org.br e para mais informações ligar no (64) 9 8158-9491 ou (64) 9 8405-2526.

Texto: Larissa Pacheco, assessoria de Comunicação do SR de Catalão