Quirinópolis e Rio Verde recebem seminário de eSocial

Quirinópolis eSocialOs municípios de Quirinópolis (GO) e Rio Verde (GO) receberam nesta semana o ‘Seminário Regional eSocial’, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRC-GO). O evento, destinado a contadores, contabilistas, gestores de Recursos Humanos e de Departamento Pessoal, dirigentes de empresas do agronegócio, produtores, Sindicatos Rurais (SRs) e demais profissionais interessados no assunto, ocorreu em Quirinópolis na quarta-feira (6) e em Rio Verde nesta quinta-feira (7).

A proposta do seminário é buscar a aproximação, interação e troca de experiência profissional entre os contadores, contabilistas e produtores rurais, bem como capacitá-los especificamente no atendimento às exigências legais das atividades e das propriedades rurais, garantindo mais segurança e competitividade ao setor produtivo rural. Para melhor entendimento do assunto, a palestrante Juneir Alves de Sousa Goetz, explica como funciona o eSocial, as principais mudanças deste sistema dentro da contabilidade rural.

Para ela, o eSocial não vem para mudar a legislação, mas sim, mudar a forma de envio das obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais das empresas. “É muito importante estes treinamentos, que o Senar Goiás oferece, justamente para capacitar os contadores da região para enviar informações concretas e sólidas para os dados da Receita Federal”, sinaliza.Rio Verde eSocial

Segundo Juneir, as informações sobre o eSocial são relevantes para o trabalhador rural. “O produtor precisa participar diretamente deste processo, porque envolve toda população de forma direta e indireta. Então, é necessário que ele esteja ativo para poder gerar informações para o contador, a fim de prestar contas para o portal do eSocial”, explica.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar

Fotos: Rafael Albernaz