Sistema Faeg Senar promove encontro de líderes rurais em Goiânia

A Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) iniciaram nesta quinta-feira (6), no Plaza INN Executive, em Goiânia, o Encontro de Empreendedores Líderes Rurais. O evento que segue até a próxima sexta-feira (7), visa apresentar aos presidentes de Sindicatos Rurais (SRs) de Goiás as perspectivas políticas e econômicas do Brasil e as novidades do setor agropecuário para 2019. 

O coordenador do evento e gerente de Relações Institucionais do Senar Goiás, Vitor Hugo Evangelista, explica que o objetivo é ampliar a visão dos novos dirigentes sobre o trabalho realizado pela Faeg e pelo Senar Goiás. Além disso, o evento discutirá a sustentabilidade do Sistema Sindical e a atuação dos presidentes dos SRs como líderes do setor produtivo rural nos seus respectivos municípios. 

Na ocasião, o presidente da Faeg e do Conselho Administrativo do Senar Goiás, Zé Mário, destacou a importância do setor agropecuário, propondo às novas lideranças apoio para fortalecer o Sistema Sindical. “Precisamos nivelar a troca de informações, construir parcerias, porque temos a missão de manter firme nossos Sindicatos Rurais”, ressaltou.

Ele falou também sobre a importância da parceria com o Sebrae Goiás. “Tenho orgulho, onde vou, em qualquer lugar, da parceria com o Sebrae, porque assim podemos abranger muito mais ações”, pontuou o presidente. 

Bem Mais Agro

Durante a abertura do encontro, Wilson Melo, coordenador sindical da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), detalhou o funcionamento do programa Bem Mais Agro, plataforma que estará disponível a partir de fevereiro de 2019 para aproximar o produtor rural dos Sindicatos Rurais, Federações e Confederação.

“Por meio do computador ou celular, o produtor rural engajado nas instituições representativas poderá acessar vantagens comerciais, cursos e treinamentos do Senar”, disse. Wilson defende que o Bem Mais Agro é uma ferramenta que agregará valor a prestação de serviços para os Sindicatos Rurais, promovendo uma relação em que todos vão ganhar. 

Perspectivas econômicas e politicas 

Seguindo a programação do encontro, a jornalista Eliane Cantanhêde, colunista do Estadão, traçou um panorama do ponto de vista político e econômico do novo governo, além de mostrar o cenário do agro brasileiro para o próximo ano. “Tem muita coisa ocorrendo no Brasil e muitos cenários em aberto, inclusive para o agro brasileiro”. 

Sobre a escolha da nova ministra da Agricultura, Tereza Cristina, deputada federal e presidente da Frente Parlamentar da Agricultura (FPA), Cantanhêde destacou os pontos sobre os quais o MAPA pretende trabalhar. “Existe muitas expectativas de como serão tratadas as relações internacionais, a abertura de canais, desburocratização, crédito e seguro rural”, destacou. 

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar 

Foto: Fredox Carvalho