Cautela e canja de galinha não faz mal a ninguém

Quem acredita que o frango tem hormônio, está mais enrolado do que rocambole de frango. Esse, é um mito que não tem nenhum fundamento, mas que infelizmente 72% da população ainda acredita nessa balela. Aquele frango ao molho, aquela coxinha assada, o strogonoff que você come ou aquele caldinho em dia frio, tem nada mais nada menos que muita vitamina, minerais e muita proteína.

Aliás, em época de COVIDE-19, “Cautela e Canja de galinha não faz mal a ninguém”. A sopa se torna um prato extremamente poderoso contra a gripe, e isso se deve diretamente a dois elementos: o calor da sopa e um aminoácido chamado cisteína, presente em boa quantidade na carne de frango.

O que existe por traz de tanta precocidade e qualidade, são décadas de estudos e investimentos em pesquisas, que resulta no grande avanço genético, e que atrelado à uma boa nutrição, manejo e sanidade, chegou-se nos resultados que encontramos.

Muitas pessoas, se deixam levar por depoimentos infundados, e para desmistificar isso, é um pouco desafiador. Sendo assim, vamos tentar adivinhar o que é MITO e o que é VERDADE??

1 – Os frangos de granja possuem hormônio?

MITO: A IN nº 17 de 18 de junho de 2004, Art.  1º do MAPA diz o seguinte: Proibir a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias ß­-agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar.

2 – A carne de frango combate o colesterol?

VERDADE: A carne de frango é uma das principais aliadas no combate ao índice do colesterol, pois é rica em proteína, possui uma série de vitaminas e minerais, que comprovadamente aumenta o HDL, o chamado colesterol bom. Não é à toa que é uma das mais consumidas pela turma FIT.

3 – O Frango de granja é menos saudável que o frango caipira?

MITO: A única diferença do frango de granja e do frango caipira é o tipo de alimentação que o melhoramento genético. Porém, ambos possuem uma carne nutritiva e de alta qualidade.

4 – A canja de galinha ajuda a aumentar a imunidade do corpo?

VERDADE: Que o frango é rico em proteínas, vitaminas e minerais, já sabemos. Mas você sabia que durante o cozimento, a carne libera uma substância chamada cisteína? Isso mesmo, esse é um aminoácido que tem como função agir sobre o muco causado pelos resfriados, tornando-o menos espesso facilitando a expectoração. Pois é, o que sua mãe e seus avós diziam sempre foi verdade.

Mesmo com tanto blábláblá, a carne de frango é a mais consumida no Brasil. São vários fatores que levam ao 1º lugar do Ranking, as principais são o custo e os valores nutricionais. Com base em tudo isso, a carne de frango no cardápio está garantida.

Wanessa Neves - Gerente de Eventos Senar Goiás