Emissão de Guia de Trânsito Animal poderá ser feita por celular

O aplicativo, que será o primeiro do País neste segmento, foi apresentado por servidores da área de Tecnologia da Informação (TI) da Agrodefesa ao governador Ronaldo Caiado. O presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado, apresentou o aplicativo por meio do qual o produtor rural vai poder emitir, ao mesmo tempo, dois documentos de extrema importância para o setor: as Guias de Trânsito Animal (GTAs) de bovinos e as notas fiscais. A ferramenta está em fase de finalização e, quando lançada, dará a Goiás uma posição de vanguarda no País: primeiro Estado em que os produtores poderão, com o celular, ter disponibilizadas as GTAs e as notas fiscais.

A novidade veio acompanhada de outras. Até a liberação do aplicativo, os produtores goianos terão mais alternativas para emitir os documentos, antes liberados apenas em unidades da Agrodefesa ou pelo Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago). É que uma parceria fechada com representantes de associações, cooperativas e sindicatos rurais vai permitir que os colaboradores dessas instituições sejam treinados por técnicos da Agrodefesa para, também, atender àqueles que precisam das guias de trânsito e notas fiscais.

 O Termo de Cooperação foi assinado também pelo presidente da Agrodefesa, José Essado; pelo secretário da Agricultura, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; por Astrogildo Gonçalves Peixoto, presidente da Coapil de Piracanjuba, que representou as cooperativas; por Luciano Jaime Guimarães, presidente do Sindicato Rural de Rio Verde, que representou os sindicatos rurais e, como testemunhas, o deputado Amuari Ribeiro e o vice-presidente Institucional da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – Faeg, Ailton Vilela.

Texto adaptado/DM

Foto:Divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar