Recorde na produção de soja em Goiás

De acordo com o novo levantamento de safras da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), divulgado na manhã desta quarta-feira, Goiás terá aumento tanto na produção quanto na área para a safra de 2019/20 quando comparados à passada. Embora o documento aponte uma redução de 0,2% entre os números divulgados no mês passado, o total da produção do estado segue sendo 8,4% maior quando comparado a 2018/19. A cifra aponta um desenvolvimento na produtividade por hectare, uma vez que o crescimento da área foi de apenas 6,2%.   

Para o feijão 2ª safra os números mensais seguem os mesmos do levantamento passado e segue a previsão de uma produção goiana 3% maior em 2019/20. 

Goiás, além de apresentar recorde na produção de soja (12,4 milhões de toneladas) se mantém um dos quatro estados mais produtivos do país, juntamente com Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. A Companhia também reforçou suas apostas nas culturas de inverno da região Centro-Oeste, dado que a região apresenta boa parte com níveis ideais de irrigação, mitigando riscos climáticos.

A companhia reforça que o Brasil terá uma produtividade recorde em 2019/20. Os destaques seguem sendo a soja e o milho, que terão aumentos de 5,1% e 5,4%, respectivamente, em relação a 2018/19. Mesmo o feijão, que sofrerá reduções nas segunda e terceira safras, deverá apresentar um número 4,6% superior ante ao obtido na safra anterior.

Comunicação Sistema Faeg