O que que a banana tem? Assistência e qualificação do Senar Goiás para o crescimento da cultura no estado

Fácil de carregar, opção de lanche rápido, nutritiva, rica em potássio, vitaminas e fibras, a banana é a fruta mais consumida no Brasil

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o brasileiro consume em média 25 quilos de banana per capta/ano.  O país é o quarto maior produtor da fruta do mundo, atrás apenas da Índia, China e Indonésia. Praticamente tudo o que é produzido é destinado ao mercado interno, sendo exportado apenas 1%. Ou seja,  tem um grande nicho de exploração por aqui, ainda mais com as condições climáticas favoráveis que permitem o cultivo em todo o território nacional. A estimativa da produção nacional em 2021 é de 7 milhões de toneladas em uma área de 465,9 mil hectares.

Os estados com maior produção são:  São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Goiás ocupa a 9ª posição nacional, com 221.627 toneladas (dados IBGE 2020). Destacam-se os municípios de Anápolis, Uruana e Pirenópolis.

O uso de tecnologia nos pomares tem feito com que a produção aumente. A Federação da Agricultura do Estado (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) oferecem capacitação e assistência técnica aos produtores através de grupos espalhados pelo Estado. O coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Alexandro Alves, destaca que hoje o cultivo é feito com  mudas com melhor material genético e adubo de qualidade.  Apesar dos investimentos a quantidade não é suficiente para atender a demanda interna, mas o Estado compra e vende de acordo com as melhores negociações. "Diante do mercado, é um bom momento para investir, pois houve uma queda na oferta com a pandemia e a demanda por frutas é crescente", analisa.

Para receber Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás, procure o Sindicato Rural da sua região e para participar dos cursos de fruticultura da banana acesse: https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/s=banana/

Programação

Panorama da cultura da banana

Importância da utilização de mudas sadias e procedência na origem

Amostra de solo e recomendações de adubação

Preparo e correção de solo para plantio

Identificação e controle de pragas e doenças e manejo de plantas invasoras

Sistemas de irrigação

Imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag