Aprenda a organizar sua propriedade através de um guia prático e dinâmico do Senar

No processo de gestão de uma propriedade rural, é fundamental que o produtor mantenha o seu ambiente de trabalho de forma organizada, bem como o funcionamento padronizado de todos os processos.

Esse ambiente organizado pressupõe que todos os processos de gestão estejam suficientemente mapeados e dominados pela direção da propriedade. Para isso, faz-se necessário um bom planejamento, com metas e objetivos definidos, controles técnicos e econômicos suficientes, além de uma equipe de colaboradores comprometida com os resultados. 

A falta de organização e limpeza no ambiente dificulta a localização de itens necessários, reduzindo a produtividade diária dos trabalhadores e ainda o tornando insalubre e passível de proliferação de insetos, roedores e microrganismos causadores de doenças. Um local limpo e organizado proporciona conforto animal, trazendo ainda mais segurança a todos que lidam diretamente com eles.

São muitos os benefícios obtidos quando a propriedade e os processos estão suficientemente organizados. Entre eles,podemos citar:

→ Equilíbrio no trabalho, vida pessoal e familiar;

→ Bem-estar das pessoas no seu ambiente de trabalho;

→ Saúde física e mental;

→ Melhor qualidade de vida;

→ Melhora na autoestima;

→ Otimização do tempo.

Para se alcançar isso, é preciso mais empenho por parte dos produtores rurais no sentido de que esse comportamento seja constante e praticado por todos. Para ajudá-lo a fazer uma melhor gestão da sua propriedade, apresentamos uma sequência de recomendações, as quais abrangem as pessoas, a segurança no trabalho e a sua rotina de atividades nos ambientes rurais, principalmente quanto às operações e aos bens envolvidos, a

exemplo da manutenção dos equipamentos e maquinários. Tomadas essas iniciativas, o trabalho ficará mais fácil, produtivo, causando, assim, impacto positivo nos resultados econômicos, na preservação do meio ambiente e na motivação das pessoas.

Baixe o Guia Organizacional do Senar e coloque as soluções em prática.

https://www.cnabrasil.org.br/assets/images/Guia-Organizacao-da-Propriedade-Rural-_72DPI-2.pdf

Comunicação Sistema Faeg/Senar