Prevenção no meio rural

o Sistema FAEG apresenta algumas dicas para trânsito de funcionários e visitantes na propriedade rural.

ENTRADA NA PROPRIEDADE RURAL

• Caminhões, ônibus e vans devem circular o mínimo possível dentro da propriedade rural.

• Água e sabão devem ser disponibilizados para os colaboradores lavarem as mãos assim que desembarcarem na propriedade. O álcool em gel também pode ser oferecido.

• O número de pessoas transportadas deve ser a metade da capacidade do veículo.

• No caso de motocicletas, é recomendado que não sejam transportadas duas pessoas durante esse período de combate ao coronavírus, devido à proximidade do condutor com o passageiro.

 DURANTE A PERMANÊNCIA NA PROPRIEDADE RURAL

• Evitar aglomeração dentro do escritório e trânsito desnecessário de pessoas em locais fechados.

Áreas de convívio

Restaurante: deve-se manter a distância de 1,5 metro entre colaboradores e reduzir a lotação local para metade da capacidade durante as refeições. Manter portas e janelas abertas para facilitar a circulação de ar.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos e outros. 

É necessário lavar as mãos antes de servir a refeição e após o término.

Implementos

Implementos de uso individual para o trabalho, como enxadas, caixas plásticas e utensílios para realizar a colheita, devem ser higienizados antes e após a utilização.

 SAÍDA DA PROPRIEDADE RURAL

É necessário disponibilizar água e sabão para os colaboradores lavarem as mãos antes de entrarem no ônibus e retornarem para casa. Pode-se também disponibilizar o álcool em gel.

Evitar sentar ao lado de outro colaborador e manter a distância de 1,5 metro da outra pessoa é fundamental. É recomendado que o transporte de pessoas seja realizado com a metade da capacidade do veículo.

 VEÍCULOS

Ônibus de transporte de colaboradores: 

É preciso realizar a desinfecção geral a cada viagem. Higienizar todas as partes que serão tocadas, como volante, mar- cha e maçanetas. Durante o transporte de passageiros, as janelas devem permanecer abertas para facilitar a circulação de ar.

Tratores e colhedeiras: Realizar a higienização de todas as partes que serão tocadas, como volantes, marchas e maçanetas.

A pessoa que realizar a higienização dos ônibus deverá utilizar o EPI adequado – luva, capa plástica e máscara. Para isso, recomenda-se utilizar um pulverizador costal e pano de limpeza.

Partes como volantes, marchas e maçanetas devem ser limpas com pano úmido com o produto indicado. Deve-se utilizar desinfetantes ou água sanitária diluídos em água potável pulverizados em todo o ônibus, exceto nas partes sensíveis. O produto pulverizado deve agir por 10 minutos. Após esse tempo, é necessário passar um pano retirando o excesso dos produtos.

 CONSTRUÇÕES RURAIS ABERTAS

É recomendado utilizar produtos desinfetantes veiculados em água para fazer a limpeza de pátios e construções abertas com grande circulação de pessoas antes e depois do dia de trabalho. Água sanitária para superfícies cimentadas e cal virgem para locais onde há excrementos de animais já são largamente utilizados como antimicrobianos.

 INSTRUÇÕES GERAIS

As pessoas podem pegar o novo coronavírus se respirarem gotículas de uma pessoa infectada. Isso acontece se a pessoa não cobrir a boca adequadamente ao tossir ou espirrar. É, por isso, que é importante ficar a mais de 1,5 metro de uma pessoa doente. Em caso de apresentar algum sintoma de gripe, evite sair de casa. Dores no corpo, na garganta, dificuldade para respirar e febre alta são os sintomas mais comuns do coronavírus. Fique em isolamento. Caso apresente alguma dessas alterações, procure orientações médicas.

Compartilhe as informações cartilha: http://bit.ly/CartilhaProdutorRural_Coronavirus

Siga os passos a seguir para evitar a infecção: