Lácteos: importação brasileira dos produtos cai 9,3% em julho

A importação de produtos lácteos no Brasil caiu 9,3% de junho para julho, somando 10,1 mil toneladas. Esse é o menor volume comprado no exterior desde março de 2018. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), esse cenário está atrelado à redução das compras de leite em pó, que recuaram 13,8% em relação ao mês anterior.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics) da Câmara Federal aprovou no último dia 26/06, parecer ao projeto de lei do deputado federal e presidente do Sistema Faeg/Senar, José Mário Schreiner que determina que importadores de leite em pó tragam para o mercado brasileiro apenas produtos com 70% de validade vigente.

De acordo com José Mário, a medida confere mais segurança alimentar ao consumidor brasileiro e privilegia a produção nacional do derivado lácteo. “Sem a exigência da validade mínima, abre-se um precedente para que importadores brasileiros, munidos de caráter aproveitador, comprem leite em pó com prazo de validade próximo ao vencimento simplesmente para aproveitar preços abaixo do mercado".

Fonte:canalrural/milkpoint

Comunicação Sistema Faeg/Senar