Segurança jurídica e economia para o produtor rural com a plataforma de registro de máquinas agrícolas

O registro de tratores e máquinas, gratuitamente, na plataforma ID Agro representará segurança jurídica e economia para os produtores rurais. Essa foi a avaliação feita pelas autoridades que participaram, na sexta (20), do lançamento da nova ferramenta durante a programação da quarta edição do Agro pelo Brasil.

 

Para Fernando Camargo, Secretário de Inovação e desenvolvimento Rural (MAPA), parceiro no desenvolvimento do sistema, a ação é como uma espécie de “carteira de identidade” do produtor rural. “Estamos preenchendo uma lacuna legal, atendendo o produtor rural brasileiro, que era ter uma carteira de identidade da sua máquina e poder transitar em via pública sem receber multa ou ter seu equipamento confiscado”.

 

“O que estamos assistindo aqui hoje é um avanço histórico e trará segurança jurídica a todos produtores rurais do Brasil. Sem dúvida nenhuma, essa parceria entre CNA, Instituto CNA, ANFAVEA e Ministério da Agricultura, dirigido pela nossa ministra Tereza Cristina, trabalhando em prol do agro brasileiro, acima de tudo em prol dos produtores rurais brasileiros é um momento histórico e haveremos de comemorar muito”, afirmou o vice-presidente da CNA e deputado federal, Zé Mário Schreiner.

 

A implantação do ID Agro, uma plataforma que irá garantir ao produtor rural gratuidade em seu uso e proporcionará benefícios, entre eles, a garantia fiscal de propriedade do trator, reduzindo os custos com seguro e facilitando os processos de financiamento com garantia é esperada pelos produtores rurais desde 2015. Outro ganho importante com o ID Agro será o de facilitar o rastreio e a fiscalização por parte das autoridades policiais em caso de roubo ou furto do equipamento.

 

A ministra, Tereza Cristina, demonstrou sua satisfação com a parceria e destacou a rapidez e eficiência no desenvolvimento do sistema, que classificou como rápido seguro e importantíssimo para os produtores rurais do País. 
“Com a participação de todos, ouvindo todos, com diálogo aberto, fizemos essa ferramenta que acho que vai ser de grande valia para o produtor rural”. Deixou claro o comprometimento do atual governo com o homem do campo. “Eu quero parabenizar a equipe no Ministério da Agricultura, a CNA, o Instituto CNA que nos ajudou a fazer e o Ministério da Justiça, e quero dizer que no governo do Presidente Jair Bolsonaro é assim para ajudar os agricultores é assim, a coisa, é rápida, é simples e tem que acontecer”. Afirmou.

 

Até 20 de março de 2021, a plataforma vai ter uma fase piloto em que somente alguns agentes autorizados poderão fazer o registro de tratores novos. A partir dessa data, haverá a ampliação da rede autorizada e será possível registrar também os tratores antigos.

 

A plataforma ID Agro poderá ser utilizada direto pelo smartphone, basta baixar o aplicativo pelo play.google.com. Atualmente está disponível apenas para Android, mas em breve também estará para iOS e na web.

 

Comunicação Sistema Faeg