Vacathon, imersão de estudantes voltados para a tecnologia e o agronegócio começa nesta quinta-feira


O Sistema Faeg/Senar/Ifag está entre os patrocinadores do Ideas For Milk 2020. O evento totalmente digital, conta pela primeira vez com participantes de Instituições internacionais. Segundo Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, o hackathon (chamado de “Vacathon”, num trocadilho de “vaca” com “hackathon”), um dos eventos que integra o Ideas for Milk será intercontinental. Além de 27 universidades brasileiras, participarão equipes de Portugal (Universidade de Évora), Angola (Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – ISPTEC) e Argentina (Bolsa de Commodities de Rosário).

O Vacathon é uma imersão de estudantes voltados para a tecnologia e o agronegócio. As universidades e instituições participantes montam equipes que, orientadas por mentores, propõem soluções para os problemas da cadeia produtiva do leite. O evento ocorria de forma presencial nas edições anteriores, mas neste ano será totalmente virtual, devido à pandemia de Covid-19. “O Vacathon é um exercício prático de inovação aberta, onde as equipes interagem com empresas, e profissionais do setor”, explica Martins. O Vacathon será realizado a partir desta quinta-feira (22) e vai até  31 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal da Embrapa no Youtube, Facebook e Repileite (rede social da Embrapa Gado de Leite na internet). https://bit.ly/3ooUwiX.

“O evento é  uma grande oportunidade  para trocar experiências, descobrir de novos talentos, fazer negócios através das  startups. É também uma maneira inovadora de se ter contato com  o setor de lácteos que  uma cadeia produtiva longa, diversificada, que fatura R$ 100 bilhões por ano", destaca Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás.

Três outros eventos integram o Ideas for Milk: Caravana 4.0, o Desafio de Startups e o Premio Ideas for Milk de Inovação. A Caravana 4.0 é voltada para universidades, com objetivo é difundir informações relativas ao setor lácteo, da produção ao varejo. Em outros anos, a Caravana ocorria de forma presencial. “Para substituir os encontros presenciais, realizaremos Ideas for Milk Lives, com as universidades e instituições envolvidas. Qualquer pessoa pode participar, mas as informações se destinam basicamente aos estudantes e professores dos cursos de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Administração, Economia, Ciência da Computação e todas as Engenharias”, informa Martins. As lives ocorreram até dia 20 de outubro, mas podem ser acessadas através do link acima.

O Desafio de Startups reúne soluções criadas por jovens empreendedores para os desafios do setor lácteo. A final do desafio será no dia quatro de dezembro e também será virtual. “Nos últimos dois anos, as finais do Desafio ocorreram em São Paulo, no Cubo, a maior casa de eventos de inovação da América do Sul, mas, devido à pandemia, o evento presencial ficou impraticável; mas já podemos afirmar que toda a final também será transmitida pelo Youtube, Facebook, e Repileite”, informa Martins.

Por fim, o Premio Ideas for Milk de Inovação é concedido a empresas que apresentam inovações em produtos e processos que impactem o consumidor, sob a ótica do foodtech. As vencedoras de 2020 foram as empresas Betânia, Cotrijal, Danone, Nestlé, Tirolez e Verde Campo. A premiação também será entregue no dia quatro de dezembro.

Fonte: Embrapa