O que esperar do mercado agrícola em 2020?

O Perspectivas  para o Setor Agrícola 2020-Gestão de Mercado, reuniu mais de 200 pessoas interessadas principalmente em informações para o planejamento da próxima safra. Essa atitude é a grande diferença no resultado final destacou, Renato Cochon-coordenador do Núcleo Econômico da CNA. Veja a entrevista.


A primeira parte do evento foi sobre Ferramentas Para a Gestão de Risco-Resultados da Assistência Técnica e Gerencial no Setor Agrícola. O coordenador técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás ( Ifag), Fernando Borges, entre os resultados positivos, destacou o Programa Senar Mais. “Nos últimos três anos, 5.800 produtores passaram pelo programa. Fizemos diagnóstico, planejamento e acompanhamos os resultados. Atualmente Goiás é o estado que tem o maior número de propriedades assistidas pelo Senar em todo o país”. 

Logo em seguida Wanderson Portugal do SEBRAE e Vinicios Pissolato, da AEAGRO- empresa de Software Agrícola, participaram de uma mesa redonda mediada pelo Superintende Do Senar Goiás Dirceu Borges.

“A gente busca trazer para os nossos produtores rurais, o maior número de informações, de dados do mundo sobre a economia para que ele consiga ter controle dos custos na ponta da caneta, minimizar os riscos dentro da sua lavoura do seu negócio e consequentemente consiga aumentar o lucro dentro da sua atividade”, pontuou Dirceu. 

A segunda parte do evento foi marcada pela palestra de Ênio Fernandes, consultor da Terra Agronegócios. Ele fez um panorama das maiores economias do mundo e fez uma leitura do mercado voltado principalmente para grãos. “Quem vai ser a maior potência mundial daqui há 30 anos? Isso mexe com as commodities (soja/ milho). Se a gente (Brasil) vai dar certo?  Não sabemos. Mas sabemos que temos mais chances se acompanharmos as evoluções tecnológicas e mantermos competitivos. Esse ano é o ano de proteger margem, tanto pra safrinha de 2020, pra segunda safra”. 

Na sequência foi realizada mais uma rodada de perguntas com a participação do presidente da Aprosoja Bartolomeu Braz, Enio Fernandes e Renato Conchon. 

Os Novos Acordos Comerciais e Seus Impactos para a Economia Brasileira em 2020 foram tratados na palestra de Marcos Prado Troyjo, secretário especial de comércio exterior e assuntos internacionais do ministério da economia. Veja mais no vídeo.