Sistema FAEG ao Seu Lado reúne 38 municípios para planejar agropecuária goiana

Para comemorar os 70 anos da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás ao lado de quem produz e faz de Goiás uma referência mundial na produção de alimentos, o Sistema Faeg [que hoje reúne a Federação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária (Ifag) e 122 Sindicatos Rurais) promove a segunda edição do “Encontro Sistema FAEG ao Seu lado”. Desta vez, o Encontro será realizado nesta sexta-feira, dia 24 de setembro de 2021, a partir das 8 horas, no Parque de Exposições Agropecuárias do Sindicato Rural de Morrinhos (Rua Adelino Ribeiro da Silva, Qd S Lt 1 - Morro da Saudade). Morrinhos é um dos principais municípios produtores de leite de Goiás (média: 60 milhões de litros por ano – IBGE), além de destaque na produção agrícola e área irrigada.

Lideranças reunidas - o Encontro é uma iniciativa criada pelo presidente do Sistema Faeg e deputado federal Zé Mário Schreiner, visando planejar uma ampla pauta de temas essenciais para o crescimento sustentável da agropecuária goiana. Já confirmaram participação: o Secretário Estadual de Agricultura - Tiago Mendonça e o presidente da Goinfra – Pedro Salles, além de representantes da Cooperativa Mista de Produtores de Leite de Morrinhos (Complem), Comando do Batalhão Rural e da Delegacia de Crimes Rurais da Policia Civil, produtores rurais, dirigentes de sindicatos rurais, lideranças regionais, técnicos e agentes que atuam em 38 municípios da região sul. 

A Programação conta com reuniões temáticas e será encerrada com uma grande plenária, onde os participantes farão o planejamento coletivo de estratégias assertivas para o futuro do setor que alimenta o país e sustenta a economia brasileira. 

Soluções digitais – durante o Encontro, o Sistema Faeg e seus parceiros apresentarão soluções digitais (aplicativos) criados no Campo Lab, hub de inovação do Sistema Faeg Senar que solucionam desafios reais vivenciados no dia-a-dia da zona rural.  Entre os produtos estão: os aplicativos – Apporteira, Assistente Virtual, Faeg Seguros, IRancho, Leite Bem, Pese Bem e Talentos do Campo. Ainda durante a ação, o Senar Goiás vai promover o lançamento da realidade virtual em operação em colheitadeira automotriz de soja e milho. 


Programação 

08h30  Reuniões Técnicas 

1 Diretoria da Faeg e Dirigentes Sindicais 

2 Comissão de Leite da Faeg 

3 Comissão de Corte da Faeg 

4 Comissão de Grãos e Irrigantes da Faeg 

5 Encontro de Produtores Assistidos do Programa Senar Mais (pecuária de corte, pecuária leiteira, piscicultura e horticultura) 

6 Mobilizadores 

7 Secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) com Prefeitos, Emater, Agrodefesa e Conab. 

8 Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) com Coordenadores Regionais 


11h Plenária Geral – Sistema Faeg ao Seu Lado 

Apresentação de Soluções Digitais criadas no Campo Lab (Aplicativos voltados 

Raio X da Produção Agropecuária de Morrinhos no Estado

Produção Leiteira: 60 milhões de litros por ano (11º colocado)

Dados 2019/IBGE

Feijão - 6.600 toneladas (17º colocado) 

Milho - 37.000 toneladas (48º colocação)

Soja - 105.600 toneladas (29º colocação)

Informações 2017

Propriedades rurais: 2.168 estabelecimentos agropecuários.

Área dos estabelecimentos agropecuários – 267.684 hectares.

Lavouras – 55.778 hectares. 

Pastagens – 154.874 hectares.

Matas ou florestas – 49.232 hectares.  

Dados 2021/ Agência Nacional de Águas

7º em área irrigada - Área Irrigada - 17.625 hectares 

Representa 31,6% da área da produção de lavoura


Fonte: Ifag, com dados do IBGE

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag