Goiano é o grande vencedor do concurso cultural Soja Brasil

b 0 0 0 10 images seminario Rio Verde larissa melo 39Nayara Pereira

É de Rio Verde o produtor vencedor do concurso cultural Personagem Soja Brasil, realizado para valorizar pessoas envolvidas na cadeia produtiva do grão e que possuem uma contribuição decisiva para o desenvolvimento e a história da soja no país. Promovido pelo Canal Rural, o concurso analisou a história de produtores, pesquisadores e pessoas ligadas ao meio rural que tiveram destaque em suas regiões ou estado. Com 54 % dos votos válidos, o goiano José Roberto Brucceli, foi o grande vencedor da disputa. Agora, ele será homenageado durante o fórum de encerramento da edição do projeto, que acontece no Mato Grosso do Sul.

Considerada uma das principais lideranças da região de Rio Verde, Brucceli, foi um dos produtores rurais que apostaram no crescimento do centro-oeste e trabalhou duro para construir sua trajetória em Goiás. “Comecei com os primeiros plantios da soja na região e há 32 anos, faço esse plantio em minha propriedade. Então, tudo que tenho e que sou eu devo a soja. Ela é minha parceira”, diz.

Há 20 anos, Brucceli atua como diretor do Sindicato Rural (SR) da região e um dos grandes feitos de seu trabalho foi conseguir renegociar a dívida dos produtores rurais após um surto do cancro da haste da soja. Além disso, é reconhecido como incentivador da educação no município, inclusive ajudando a construir escolas. “Comecei a investir na educação, em escolas e acreditar que a educação é a peça chave para um mundo melhor”.

As expectativas para o concurso eram as melhores desde o início. “Estava confiante. A minha história se confunde com muitos produtores que vieram para o estado de Goiás em busca de oportunidades de trabalho e assim como eu, muitos produtores construíram suas histórias aqui, ajudando principalmente no crescimento da cidade, da região e do estado”, destacou José Roberto Brucceli, que veio de São Paulo para Goiás.

Ao receber a notícia, Brucelli fez questão de agradecer o apoio. “Já dizia meu avô, quem tem padrinho e amigos não morre pagão. Volto agora para agradecer a todos que direto ou indiretamente colaboraram com nossa campanha no concurso. Foram muitas emoções e muito trabalho, mas nada foi em vão, afinal, saímos vitoriosos e ganhamos com diferença expressiva”, disse.