PIB trimestral registra crescimento e agro é o destaque

O IBGE divulgou hoje os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de 2021. Os resultados do período – terminado em março de 2021 - foram superiores tanto na comparação trimestral (+1,2%), quanto na anual (+1%). No acumulado dos quatro últimos trimestres, porém, o produto caiu 3,8% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.  

Em valores correntes, o PIB no primeiro trimestre de 2021 totalizou R$ 2,048 trilhões. A Agropecuária, mais uma vez, foi o setor a apresentar o melhor desempenho dentre todos, tendo avançado 5,7%. Em seguida, veio a Indústria (+0,7%) e os Serviços (+0,4%).

O resultado do agro pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho positivo de alguns produtos da lavoura com safra relevante no primeiro trimestre, como soja, fumo e arroz, e pela produtividade, visível na estimativa de variação da quantidade produzida face à área plantada. Outras culturas que também possuem safra relevante no trimestre, como o milho e mandioca, apontaram decréscimo na produção anual. A Pecuária e a Pesca apontaram fraco desempenho no primeiro trimestre do ano, enquanto as estimativas para Produção Florestal foram positivas.

No setor externo, as Exportações de Bens e Serviços tiveram crescimento de 3,7%, enquanto as Importações de Bens e Serviços cresceram 11,6% em relação ao quarto trimestre de 2020.

Comunicação Sistema Faeg/Ifag