EAD SENAR Goiás como protagonista na formação de novos profissionais no meio rural

A educação a distância do SENAR Goiás tem contribuído com o desenvolvimento do setor e a formação de novos profissionais no meio rural. Segundo informações divulgadas pela Radiografia do Agro em Goiás, 246 municípios goianos realizam atividades ligadas à agropecuária, em 86 cidades o segmento representa a principal composição do Produto Interno Bruto (PIB). No ranking nacional de produção, Goiás ocupa posições importantes e ganha título de um dos líderes na produção rural no Brasil:

1ª posição: produção de sorgo, tomate e jabuticaba.

2ª posição: girassol, cana-de-açúcar, alho e rebanho bovino.

3ª posição: soja, milho, feijão, palmito e pequi.

Dados como estes, fazem do setor o propulsor da economia estadual, favorecendo a geração de empregos, o fortalecimento do comércio e da indústria, além de incentivar o conhecimento e a busca pela qualificação professional. E quando o assunto é educação, o SENAR Goiás surge como protagonista para impulsionar a formação de novos profissionais no meio rural.

Aulas 100% online e gratuitas para a formação de novos profissionais no meio rural

O objetivo é poder facilitar a rotina de estudos de quem precisa acordar antes mesmo do sol nascer para trabalhar. Com aulas 100% online, o aluno estuda onde e quando quiser, basta ter acesso à internet e um computador à disposição. Os cursos são de curta duração e totalmente focados para desenvolver habilidades pontuais que o produtor precisa para deixar sua jornada de trabalho diária mais produtiva e rentável.

São mais de 30 opções de cursos disponíveis no portal de educação a distância, todos gratuitos, 100% online e com certificado de participação. Conheça um pouco mais sobre os Programas de Ensino:

PROGRAMA AGRICULTURA DE PRECISÃO

São sete cursos disponíveis no Programa Agricultura de Precisão, cada um deles aborda diferentes práticas de produção, utilizando a tecnologia como ferramenta para produzir com mais efetividade e reduzindo o uso de insumos.

Confira detalhes no:  http://ead.senargo.org.br/programa/agricultura-de-precisao

Comunicação Sistema Faeg/Senar

 PROGRAMA MINHA EMPRESA RURAL

12 cursos voltados para melhorar a gestão da propriedade rural, desde o planejamento financeiro até a conquista de novos mercados. No Programa Minha Empresa Rural, o aluno aprende a focar no próprio negócio, empreender com mais segurança e tomar decisões importantes para o sucesso da propriedade.

Confira:  http://ead.senargo.org.br/programa/minha-empresa-rural

PROGRAMA ABC CERRADO

O Programa ABC Cerrado é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR que contribui com a meta nacional de redução de emissão de gases de efeito estufa pela atividade agropecuária. O programa traz cursos que ensinam novas práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e estimula os produtores a investirem na sua propriedade, para impulsionar a produtividade e a renda, ao mesmo tempo em que preserva o meio ambiente.

Conheça: http://ead.senargo.org.br/programa/abc-cerrado

PROGRAMA GESTÃO DE RISCOS

Neste programa de ensino você conhecerá todas as normas de segurança necessárias para realizar as suas atividades no campo com segurança e qualidade de vida.

Veja:  http://ead.senargo.org.br/programa/gestao-de-riscos

PROGRAMA JOVEM EMPRESÁRIO RURAL

O programa de ensino oferece cursos focados em desenvolver um perfil empreendedor preparado para encarar os desafios do agronegócio brasileiro e da sucessão familiar no campo!

Acesse:  http://ead.senargo.org.br/programa/jovem-empresario-rural

PROGRAMA PRODUÇÃO VEGETAL

Mais produtividade e menos impacto ambiental. É sobre isso que os três cursos do Programa Produção Vegetal abordam. Ao longo da capacitação o aluno aprende as melhores práticas para a pós-colheita de grão, conhece as técnicas ideais para o cultivo de cana-de-açúcar e ainda se mantém atualizado sobre o manejo e preparo do solo para o cultivo de grãos!

Informações:  http://ead.senargo.org.br/programa/producao-vegetal  

André Laskos, tutor dos cursos do SENAR Goiás, dá sua opinião sobre como a capacitação à distância tem contribuído com o desenvolvimento do homem no campo. “O produtor rural busca sempre desenvolver novas habilidades na sua profissão, porém sabemos que a dinâmica do trabalho no campo pode impactar na formação educacional, tendo em vista fatores como deslocamento para um centro de ensino, custos altos e flexibilidade de horários. Desta maneira, o ensino a distância tem contribuído para o desenvolvimento do homem no campo expandindo sua formação através de cursos dedicados à produção vegetal, passando por gestão administrativa, sustentabilidade e até conhecimentos atuais de tecnologia de ponta no campo.”

Segundo pesquisa de impacto realizada pelo SENAR Goiás, 70,45% dos alunos concluintes entrevistados dizem ter conhecimentos consistentes sobre os temas estudados durante a capacitação. 61,55% afirmam que os cursos superaram suas expectativas. 96,21% dos alunos contaram que sua experiência com os cursos foi motivadora. 47% dizem aplicar os novos conhecimentos nas atividades pessoais e 42,82% afirmam que melhoraram seu desempenho profissional depois dos cursos do SENAR Goiás.

De junho de 2019 a junho de 2020 foram mais de 22.000 matrículas realizadas nos cursos do SENAR Goiás e 9.250 novos cadastros no portal de educação a distância. Números como estes, só comprovam o protagonismo do SENAR na educação e o comprometimento com o crescimento do setor agro goiano.

Comunicação Sistema Faeg/Senar