Controle biológico: alternativa será debatida na Abertura da Colheita da Soja

A resistência de pragas e doenças contra vários agroquímicos atuais é uma das grandes preocupações dos produtores de soja do Brasil e do mundo. O tema será destaque durante a Abertura Nacional da Colheita da Soja, que acontece nesta próxima quinta-feira, 23, em Jataí (GO). O evento é uma realização do Sindicato Rural de Jataí, juntamento com o Sistema Faeg/Senar, da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) e  Associação Goiana de Produtores de Soja (Aprosoja Goiás).

O pesquisador da Embrapa Adeney Bueno falará sobre a importância dos produtos biológicos para combater o problema. “Esse mercado de biológicos vem crescendo, atraindo investidores. O potencial de crescimento ainda é muito grande. Mas existem muitos desafios e o primeiro é aumentar o portfólio de produtos biológicos. E para isso é preciso mais pesquisa”, comenta o pesquisador.

Além do pesquisador da Embrapa, o Projeto Soja Brasil trará uma análise bastante completa sobre as perspectivas para 2020, através de uma roda de conversa com os principais nomes do setor, liderados pelo analista de mercado André Pessôa. Para ele, existe uma preocupação com 2020 também, mas o Brasil já vendeu bastante, o que significa ter uma parcela menor para ser vendida nos próximos meses do que no próximo ano. Mas o principal impacto desse acordo só poderá ser visto, segundo ele, no último trimestre do ano, após a colheita da próxima safra norte-americana.

Para fechar com chave de ouro, o evento fará a tradicional colheita da soja, com várias colheitadeiras enfileiradas, marcando o inicio dos trabalhos no país. Para participar basta acessar: https://bit.ly/30EFWbz e fazer sua inscrição gratuitamente. 

Comunicação Sistema Faeg/Senar