Crescimento do Valor Bruto da Produção Agropecuária é destaque do Agro em Dados de março

Aumento foi superior a 8,5%, se comparado a 2019, e é reflexo de desempenho positivo da produção goiana

O Estado de Goiás é destaque no cenário nacional quando se fala em produção agropecuária. Isso é notado, por exemplo, pela estimativa de 2020 do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) nacional, que cresceu 6,7% em relação a 2019, enquanto o VBP goiano estimado subiu 8,5%, alcançando o montante de R$ 54,9 bilhões, sendo que a agricultura representa 64,6% desse número e a pecuária, 35,4%. Entre os destaques que alavancaram o índice estão soja, milho, cana-de-açúcar e bovinos. Vale ressaltar que Goiás representa 35,5% do VBP do tomate e 10,6% do VBP do leite no Brasil.

Os dados foram compilados pelo Governo de Goiás, por meio da equipe da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e publicados no Agro em Dados, informativo mensal da instituição. “Temos orgulho em apresentar esse informativo, que traz dados que ratificam a força do agronegócio goiano. Este é nosso objetivo: contribuir para que o Estado de Goiás continue exercendo sua vocação socioeconômica relacionada aos negócios rurais”, enfatiza o secretário Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

Safra de grãos

Segundo dados compilados no Agro em Dados, Goiás é o quarto maior produtor de grãos do Brasil, com 9,8% do total nacional, com destaque para soja e milho.

Imagem:Divulgação

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação Sistema Faeg/Senar