Pecuária de Precisão

Pecuária de Precisão

A quem se destina

O Programa pecuária de Precisão se destina aos pecuaristas e produtores rurais levando informações voltadas para os sistemas de produção, tecnologias e técnicas de produção no manejo de gado de corte.

O que é:

A pecuária de precisão é a representação de um conjunto de tecnologias e informações que potencializam o incremento nos índices de produtividade. O intuito é facilitar o manejo na fazenda e melhorar a qualidade de vida do pecuarista através do planejamento, diminuindo e até erradicando perdas localizadas, o que propicia um controle preciso sobre a utilização dos recursos envolvidos na cadeia produtiva.

A proposta do Programa é integrar treinamentos já existentes no portfólio do Senar Goiás em um programa específico, atendendo o pecuarista em todos os pilares de conhecimento que vão da boa gestão ao uso de novas tecnologias de inovação, auxiliando na tomada de decisão.

O Programa Pecuária de Precisão possui carga horária total de 160 horas distribuídas em seis módulos, com aulas teóricas e práticas.

Módulos:

Módulo I - Administração e gerenciamento rural - Gestão Administrativa

Carga horária: 16 horas

Objetivo: Reconhecer a importância e as formas de planejamento dos sistemas de produção dentro da propriedade rural, observando cada área isoladamente, identificar os níveis gerenciais, processo de gestão de pessoas e elaborar o inventário da empresa rural e o patrimônio agropecuário.

 

Módulo II - Manejo de pastagens

Carga horária: 24 horas

Objetivo: Conhecer as principais gramíneas de acordo com a região, os processos causadores da degradação das pastagens e suas consequências, aprender a coletar amostras de solo para análise, identificar necessidade recuperação e renovação, correção e adubação das pastagens degradadas, métodos de pastejo e capacidade de suporte de pastagem.

 

Módulo III - Bovinocultura de corte

Carga horária: 24 horas

Objetivo: Identificar os cuidados necessários no período de pré-parto e durante o parto, patologias gestacionais e seus impactos, procedimentos em bezerros recém-nascidos, procedimentos em gado de corte na fase de cria, com responsabilidades em alimentação, reprodução, instalações e manejo sanitário.

 

Módulo IV - Inseminação artificial de bovinos de corte

Carga horária: 40 horas

Objetivo: Realizar a inseminação artificial de matrizes bovinas de corte, identificar o cio das fêmeas, manusear os equipamentos e materiais necessários para a inseminação e aprender sobre manejo da propriedade, visando o melhor resultado da técnica de inseminação artificial em bovinos de corte.

 

Módulo V - Semiconfinamento na bovinocultura de corte

Carga horária: 24 horas

Objetivo: Identificar os modelos de produção existentes no país e viáveis para exploração na pecuária de gado de corte e as principais forrageiras utilizadas, calcular indicadores de custo de produção e zootécnicos, conhecer a cadeia de produção da carne bovina e entender sobre os objetivos e princípios do Semiconfinamento.

 

Módulo VI - Confinamento na bovinocultura de corte

Carga horária: 32 horas

Objetivo: Conhecer as estratégias de produção e armazenamento de forragem para confinamento, ter noções do plantio, manejo, colheita e fornecimento no cocho de cana-de-açúcar, nutrição e projeto de estruturas do confinamento, manejo, bem-estar, apartação e homogeneização de lotes no confinamento e gestão de custos.

 

 

Outros programas

Programa Líder Agro

Programa Líder Agro

PARA: Jovens integrados ao agronegócio que desejam buscar capacitação para atuar no respectivo setor

Programa de Aprendizagem Profissional Rural

Programa de Aprendizagem Profissional Rural

PARA: O programa é destinado aos adolescentes e jovens de 14 até 24 anos, proporcionando-lhes educação e formação para o trabalho de acordo com a Lei nº 10.097/2000

Curso Técnico em Fruticultura

Curso Técnico em Fruticultura

PARA: O Curso Técnico de Nível Médio em Fruticultura se destina aos interessados no mercado do Agro. O Curso possui itinerário formativo com carga horária total de 1.350 horas realizadas 70% em EAD e 30% presencialmente distribuídas em cinco módulos para o desenvolvimento da habilitação técnica profissional.