Casal economiza R$8 mil em piscina feita com técnicas do curso de Tanques de Ferrocimento do Senar Goiás

A Fazenda São José, que fica no município de Itumbiara, é uma espécie de sala de aula do Senar Goiás, ao ar livre. Através do intermédio do Sindicato Rural de Gouvelândia, dezenas de cursos já foram ministrados lá, atendendo diversos produtores rurais. 

O casal, Luiz Carlos Vieira ( Nenzinho) e Maria Lúcia de Rezende Vieira, está sempre disposto a aprender e a oferecer a estrutura da propriedade para que outros também aprendam. 

“Eles são muito dispostos. Colaboram muito com o trabalho do Sindicato Rural de Gouvelândia que está sempre trazendo os mais variados cursos do Senar Goiás para dar mais possibilidades de economia e de ganhos para os produtores e trabalhadores  rurais da nossa região”, detalha Luiz Gonzaga Vieira, presidente do Sindicato Rural de Gouvelândia. 

Dona Maria Lúcia sempre está fazendo os cursos do Senar Goiás. Já fez o de Cultivo de Pimentas, Panificação Rural, de Processamento Artesanal de leite, onde melhorou a receita de requeijão e hoje faz o produto para vender. Mas o diferencial das qualificações dela é o Construções na Tecnologia de Tanques de Ferrocimento. 

“O Senhor Luíz, presidente do Sindicato de Gouvelândia, nos falou desse curso. Que o tanque é muito bom para o gado beber água, para a gente criar peixe e então eu perguntei se dava pra gente fazer uma piscina? Ele disse que era possível. Compramos os materiais e o instrutor do curso foi nos orientando e hoje estamos muito felizes. Gastamos muito menos do que gastaríamos para fazer uma piscina normal. Minhas netas Geovana de nove anos e Nicole de sete, estão se divertindo muito nela”, conta. 

Senhor Nenzinho conta que a construção da piscina que com  6,5 x 3, 5 metros, saiu cerca de R$8.000 mais barata do que fosse construir uma convencional do mesmo tamanho. “Nós usamos as técnicas do curso para algo diferente. Mas tenho dois vizinhos que aprenderam as técnicas para fazer tanques nas propriedades e outros seis pedreiros aprenderam para oferecer o serviço para os fazendeiros da região. Esses cursos do Senar são muito bons. Nos ajuda bastante a aproveitar os recursos que temos e a economizar“ . 

Ele também é produtor, acompanhado pela Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás, na pecuária de leiteira. O grupo que ele faz parte foi montado pelo Sindicato Rural  Gouvelândia. Outro curso que o ajudou bastante na propriedade foi o de Alimentação de Bovinos de Leite. Hoje ele mesmo produz a comida do gado na fazenda e consegue economizar bastante, já que a ração do gado atualmente corresponde a cerca de 60% do custo de produção do leite. 

Saiba mais sobre os cursos: 

Construções na Tecnologia de tanques de Ferrocimento. 

Conteúdo 


Meio ambiente, ética e cidadania

Contextualização da tecnologia de ferrocimento

Comparação dos custos para construção do tanque ferrocimento com edificações convencionais

Cálculo do volume e densidade do tanque

Avaliação do local

Telas para paredes

Base de concreto do fundo e sistema de abastecimento

https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/atividades-relativas-a-prestacao-de-servico/construcoes-na-tecnologia-de-tanques-de-ferrocimento


Alimentação de Bovinos de Leite

Conteúdo 


Sistemas de produção vinculados à alimentação

Importância da limpeza e higiene de comedouros

Organização de depósitos de alimentos

Controle de dados de produção

Tipos de alimentos e formulação de ração

Organização de alimentação por lotes

Manejo de pastagem e controle de pragas

https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/pecu-ria/alimentacao-de-bovinos-de-leite


Processamento Artesanal de Leite

Conteúdo 

A importância da higiene e segurança no processamento de alimentos

Pasteurização do leite

Produção Artesanal de queijo muçarela

Produção Artesanal de queijo frescal, frescal temperado e meia-cura

Produção Artesanal de requeijão cremoso, queijo tipo "Petit Suisse" e requeijão em barra

Produção Artesanal de doce de leite pastoso, em barra e de soro

Produção Artesanal de ricota

Produção Artesanal de bebidas lácteas

Produção Artesanal de iogurte

Noções de acondicionamento e conservação de alimentos derivados de leite

https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/alimentacao-e-nutricao/processamento-artesanal-de-leite


Para mais informações procure o Sindicato Rural da sua região. 

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag