Sistema Faeg/Senar responde: mitos e verdades sobre ovos

É verdade que o ovo de galinha caipira é mais saudável que o ovo de granja? Os ovos caipiras possuem mais proteínas que os ovos de granja?

Mito! Nesses casos, observamos diferenças pouco significativas. Em um estudo realizado por Santos e colaboradores, em 2011, na cidade de Rio Verde, eles observaram que os ovos caipiras possuíam maior qualidade, porém, ao analisar o teor proteico e fazer uma comparação foi constatado que os ovos de granja, especificamente os de casca marrom, apresentaram quantidade de proteína um pouco maior. Neste estudo foi feita também análise do teor de cinza, que mede a quantidade de minerais presentes nos alimentos, e não foi observado quantidade significativa de diferença entre os ovos de granja e os ovos caipiras.

Como consumir ovos de maneira mais saudável?

As preparações mais saudáveis para consumo de ovos são aquelas que não levam muito óleo (gordura), como ovos mexidos ou omelete em panela antiaderente, ovos cozidos e ovos poché. Para quem não tolera o ovo puro podemos colocá-lo em uma receita, como na crepioca, por exemplo, que é composta basicamente por ovos, massa de tapioca e queijo.

Tomar ovo cru traz mais benefícios para a saúde? Mito ou verdade? Por quê? 

Mito! O consumo do ovo cru não é indicado pois pode apresentar contaminação por salmonela quando está cru ou mal cozido. 

Ovos podem substituir suplementação, como por exemplo as “Whey Protein”?

Tanto os ovos, quanto a proteína do soro do leite (whey protein) são fontes proteicas, então em refeições os ovos podem, sim, substituir a proteína do soro do leite, porém em um plano alimentar mais específico, como o de um atleta que iria necessitar de uma fonte proteica de rápida absorção, seria necessário optar por uma estratégia suplementar como a proteína do soro do leite, por exemplo.

Para quem quer ganhar massa muscular o importante é comer só as claras?

Mito. A gema também se faz importante, a gema possui gordura, porém também possui proteína, inclusive um nutriente importante chamado colina que auxilia no desenvolvimento muscular. 

Qual a importância nutricional do ovo para cada faixa etária e qual a quantidade ideal para cada idade?

O ovo é uma importante fonte proteica, independentemente da idade, e a gema fornecerá vitaminas e minerais. A quantidade indicada para cada indivíduo é muito particular pois deverá ser calculada a partir de seu peso, altura, idade e sexo, a partir daí teremos acesso ao valor energético diário e parte desse valor ficará destinado as proteínas. 

*Perguntas respondidas por Pamella Diniz, nutricionista, especializada em nutrição clínica e esportiva e mestre em Assistência e Avaliação em Saúde.

Acesse o CampoCast especial sobre ovos, com a nutricionista Pamella Diniz.

https://sistemafaeg.com.br/senar/podcasts/campo-cast-episodio-mitos-e-verdades-ovo 

O Senar Goiás oferece curso de avicultura básica com informações sobre a produção de ovos. Saiba mais!

https://sistemafaeg.com.br/senar/cursos-e-treinamentos/pecu-ria/avicultura-b-sica 

imagem: divulgação

Comunicação Sistema Faeg/Senar