Em parceria com governo do estado Senar Goiás capacita famílias no interior e garante nova fonte de renda

 Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ( SENAR/Go) numa parceria com Programa Goiás Social, que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade em todas regiões do Estado, aceitou o desafio de levar qualificação profissional as famílias cadastradas pelo programa. Os cursos são nas áreas de olericultura/horticultura, avicultura e piscicultura e chegam aos moradores das cidades com objetivo de melhorar a renda, suprir carências e como uma saída sustentável para auxiliar na qualidade de vida do campo à cidade.

Hoje 13/07 foi a vez da região sudoeste do estado receber mais uma edição do Goiás Social. Em Edéia o Superintendente do Senar Goiás, Dirceu Borges, acompanhado da Presidente de Honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), a primeira-dama do estado Gracinha Caiado, o Secretário de Agricultura (SEAPA) Tiago Mendonça e o Secretário de Estado da Retomada (SER) César Augusto Sotkeviciene Moura, puderam visitar a horta que foi montada durante o treinamento. Na entrega dos certificados Dirceu Borges salientou a importância do trabalhando junto as comunidades em diferentes pontos do estado. “ A entrega desses certificados representa muito para o Senar, pois conseguimos preparar essas pessoas para que possam melhorar sua condição de vida, pois conseguimos qualificar e ensinar  uma atividade para que consigam dar continuidade e conquistem uma nova fonte de renda e de subsistência”, concluiu o Superintendente, que na oportunidade representou o deputado federal José Mário Schreiner, Presidente do Sistema Faeg /Senar.

Renildo Teixeira Gerente de Promoção Social do Senar ressalta que a parceria tem sido um sucesso, pois une a capacitação com apoio financeiro para a continuidade do processo. “ Após essa cerificação cada participante recebe um cartão com R$ 800,00 de crédito para investir na aquisição de insumos e tocar sua horta. Em uma casa agropecuária cadastrada no município por exemplo, ele vai poder comprar ferramentas, sementes, adubo, para colocar em prática tudo que ele aprendeu e a partir daí ter uma fonte de renda”, afirma. Vale lembra que o apoio financeiro vem através de linha de crédito da Goiás Fomento. 

O Programa Goiás Social foi lançado no mês passado pelo Governador Ronaldo Caiado e reúne diversas áreas do governo entre elas a Secretaria de  Estado da Agricultura (SEAPA), em prol de garantir uma melhoria de vida para família em situação de vulnerabilidade social.

Além de Edéia o programa está em fase de implantação nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre, Morro Agudo e Nova América. Em cada um desses municípios demandas diferentes que serão atendidas pela grade de cursos do SENAR.

Comunicação Sistema Faeg Senar