Sedi quer apoio do Sistema Faeg/Senar para projeto de exportação de produtos goianos

O presidente do Sistema Faeg/Senar e deputado federal José Mário Schreiner, recebeu nesta segunda-feira 02, na sede da federação, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o chefe de gabinete da Seapa, Armando Rollemberg, o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, além o presidente da Emater Pedro Leonardo Rezende e representantes da Secretaria de Desenvolvimento e inovação. A Sedi Goiás quer o Sistema Faeg/Senar inserido no Projeto Estrutural de Exportação do Agronegócio.  

 A intenção é estruturar oportunidades de negócios com intuito de possibilitar a inserção competitiva dos produtos goianos no mercado internacional com maior valor agregado. Isso deve ser feito por meio de estudo e pesquisa de mercado externo, com foco em empreendedores de baixa renda para acelerar o desenvolvimento econômico e social dos municípios do estado de Goiás.

O programa terá duração de dois anos e é uma parceria entre o governo de Goiás, entidades privadas de interesse público e consultores especializados. Serão três eixos estratégicos: AgroExport que é um redirecionamento da produção do pequeno empreendedor rural (incluindo agricultura familiar) para cultura de maior valor agregado destinada exportação. Já o E-comex, trata-se de E-commerce para micro e pequenos empreendedores do setor da indústria, comércio e agronegócio com foco no mercado internacional. O àModa de Goiás trabalhará a exportação dos produtos de goianos na moda ou outros produtos que tenham identidade regional do estado de Goiás e potencial de exportação.

“Nós como a “casa do produtor rural” fomos procurados para somar com o governo do Estado e levar esses produtos para outros países. Juntos trabalharemos com a assistência técnica diante da produção depois de estudos de mercado apresentados pelo programa”, explicou o superintendente do Senar Goiás Dirceu Borges.

Comunicação Sistema Faeg/Senar