Robô promete plantar um hectare de árvores em menos de seis horas

Máquina criada por empresa da Estônia visa aumentar velocidade de reflorestamento, além de poder ser usada para outros fins, como preparar o solo para plantar

Depois de robôs aspiradores, mordomos e até cachorros, vem aí o robô reflorestador. Menos cômico que os outros, esta nova máquina promete ajudar a aumentar a velocidade de reflorestamento, além de poder ser usada para outros fins, desde preparar o solo antes da plantação até retirar neve.

A ideia veio da companhia estoniana Milrem Robotics, que começou construindo tanques autônomos e agora desenvolve o robô reflorestador, capaz de plantar e nutrir pequenas árvores. Ele consegue carregar até 300 mudas e plantar um hectare de árvores em menos de seis horas, segundo a empresa.

Embora o veículo tenha sido inicialmente projetado para trabalhar em florestas comerciais, que atendem uma demanda específica do mercado como as madeireiras, seus designers acreditam que ele também possa ser utilizado para restaurar florestas naturais.

Os robôs são equipados com o Lidar (Light Detection and Ranging), que usa laser para criar imagens tridimensionais do ambiente, e o GPS para navegar pelo terreno. Assim, o equipamento sabe exatamente onde plantar, e as posições das mudas ficam em uma base de dados que auxilia no monitoramento do crescimento das árvores.

As máquinas foram construídas em parceria com a Universidade de Tartu, a Universidade de Tecnologia de Tallinn e a Universidade de Ciências da Estônia. O projeto também recebeu milhões de euros em financiamento da União Europeia.

Imagem: Divulgação

Fonte: Revista Globo Rural