Ações de saúde e cidadania chegam ao município de Jaraguá

Por onde passa, o Faeg/Senar em Ação é visto pela população como uma oportunidadeCom a proposta de proporcionar bem-estar à população, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) levaram até o município de Jaraguá, localizado a 144 quilômetros de Goiânia (GO), mais uma edição do Programa Faeg/Senar em Ação, com serviços gratuitos na área da saúde e cidadania. O evento, que ocorreu no último sábado (27), no Palácio da Educação, contou com a parceria do Sindicato Rural (SR) de Jaraguá, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Lions Club, Fundação Grace Machado e a Faculdade Evangélica.

Por onde passa, o Faeg/Senar em Ação é visto pela população como uma oportunidade. Por isso, muitas pessoas aproveitam os atendimentos disponibilizados em várias áreas, seja na oftalmologia, odontologia, clínica geral ou emissão de identidade. De acordo com o presidente da Faeg e presidente do Conselho Administrativo do Senar Goiás, José Mário Schreiner, o valor de levar ações de cidadania e saúde aos municípios goianos é gratificante. “Desde que implantamos o programa, já passamos por várias regiões e, em todas, percebemos o quanto a população é carente e precisa de atenção. Por isso, através de nossas parcerias conseguimos levar a elas o que tanto precisam. E Jaraguá não é diferente”, pontuou.

Satisfação

Jovem Laysa da Cruz era uma das presentes no Faeg/Senar em AçãoNão era difícil achar sorrisos no Palácio da Educação. A população ficou visivelmente satisfeita com os atendimentos e não faltaram elogios à equipe. Sorridente, a jovem Laysa da Cruz era uma das presentes no Faeg/Senar em Ação. “É a primeira vez que participo de um evento como este. Hoje aproveitei para fazer consultas na área da cardiologia e oftalmologia”, disse. Segundo ela, a ação foi importante para a cidade. “É ótimo esse tipo de atendimento vir para cá, muita gente não tem condições de fazer consultas particulares, nem de esperar pelo atendimento público, então vão levando e arrastando”, explicou.

Ação

José Mário discursou ao lado de autoridades locais e parceiros do evento

Durante o dia, as famílias receberam atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínica geral, cardiologia, dermatologia, ginecologia, urologia e oftalmologia. Outros serviços como exames de PSA e preventivo – Papanicolau, eletrocardiograma, ultrassonografia, teste de glicemia, aferição de pressão e cálculo de IMC, além de outros atendimentos que fizeram parte da ação. No que diz respeito à cidadania, a população contou com atendimentos de fotografia, cadastro de CPF, emissão de identidade, fotocópias de documentos, etc.

Jesúpolis

Na última sexta-feira (26), o município de Jesúpolis também recebeu o programa Faeg/Senar em Ação. Na ocasião a população contou com atendimentos relacionados à saúde, nas seguintes especialidades: clínico geral, cardiologia, ginecologia, oftalmologia. Outros serviços como exames de PSA e preventivo – Papanicolau também foram disponibilizados para a população.

Texto: Nayara Pereira

Fotos: Fredox Carvalho