Curso leva ensinamento sobre colheitadeiras em Rio Verde

DSCN8881Profissionais da área rural estão participando do curso de Operação e Manutenção de Colheitadeiras Automotrizes, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e o Sindicato Rural (SR) de Rio Verde. O treinamento ocorre no Parque de Exposições Garibaldi da Silveira Leão e tem duração de 24 horas, dividido em três dias, aliando teoria e prática.

De acordo com o instrutor do Senar Goiás, Marcos Correia Mamprim, o principal objetivo é treinar operadores para a colheita e regulagem, diminuindo as perdas da máquina. “Os participantes deste curso já possuem uma experiência em colheitadeiras, então por ser um treinamento rápido, ele tem o efeito de melhorar o aprendizado, ajustar e aprimorar alguns detalhes que passam despercebido no trabalho no campo. A ideia com o curso é aumentar bastante o lucro do trabalho”, explica o instrutor.

Os participantes estão tendo a oportunidade de tirar as dúvidas sobre a importância do uso dos Epis e aprender um pouco mais sobre Plataforma do Operador, Unidade de Alimentação, Unidade de Trilha, Unidade de Separação, Unidade de Limpeza, Unidade de Armazenamento, Motor e seus sistemas, Sistema de Transmissão, Sistema Hidráulico e hydro, Sistema Elétrico e Freios, Manutenção Preventiva e após safra e Metodologia de Avaliação de perdas na colheita mecanizada.

Para a prática, a empresa Somafertil, parceira do Sindicato Rural, emprestou uma colheitadeira de alta tecnologia. O curso é oferecido de forma gratuita para profissionais, produtores rurais e pessoas em busca de uma qualificação na área rural.

Texto e fotos: Fabiana Sommer