Referência no Brasil, Sistema recebe visita de duas federações

visita faea famasulConsiderada um modelo de gestão e uma das maiores realizadoras de projetos voltadas ao homem do campo, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), recebeu em sua sede, nas tardes desta quinta-feira e sexta-feira, a visita das Federações do Amazonas (Faea) e do Mato Grosso do Sul (Famasul). O objetivo do encontro é apresentar aos membros das caravanas os programas gerenciados pela Faeg e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Goiás.

A primeira a acompanhar os trabalhos foi pela Faea. O presidente da instituição, Munir, acompanhou toda programação que teve em seu cronograma a visita ao Sindicato Rural de Caiapônia que mostrou todas as atividades desenvolvidas, desde a atuação institucional no município e também o portfólio de prestação de serviços, sendo considerado pelos participantes como um modelo a ser seguido.

Já na sede do Sistema Faeg/Senar, o presidente José Mário Schreiner apresentou ao membros das duas federações o cenário agropecuário de Goiás. Segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a Faeg, 12,9% da população de Goiás fazem parte da classe A/B, 23,9% da C e 63% da classe D/E. “A última classe produz apenas 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) do estado. Enquanto que a classe produz 84%. Precisamos mudar essa realidade.”

José Mário explica que é preciso olhar para essa riqueza desperdiçada. “Se investirmos nas classes C e D/E conseguiremos incrementar R$8 bilhões no VBP. O que essas famílias necessitam é de apoio e orientação técnica.” Trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Sistema Faeg/Senar. Só no ano de 2012, segundo José Mário, foram realizadas 4,3 mil ações pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Goiás. “Tivemos 45,2 mil participantes. O Senar trabalha para levar informações ao produtor com programas como Empreendedor Rural, Pronatec, Agrinho, Campo em Ordem, Campo Saúde e Programa Balde Cheio, entre outras realizações do Senar.”

O resultado da visita foi extremamente positivo e consolidou uma parceria forte entre estes dois Sistemas, Faeg/Senar-GO E Faea/Senar-AM, que já tem Programas e projetos sendo desenvolvidos conjuntamente, como o do Cartão do Produtor, hoje designado CNACard.

Paulo Bozoli, membro do Sindicato Rural de Jardim (MS), Lucas Galvan, assistente técnico da Famasul, e toda a equipe da caravana de Mato Grosso do Sul também saíram satisfeitos do encontro. “Sem dúvidas a Faeg é um exemplo a ser seguido. O presidente, José Mário, é um verdadeiro líder que a cada dia fortalece as relações institucionais e busca melhorias para o segmento”, disse Pualo Bozoli.