Senar Goiás gera conhecimento na EXPOPEC 2018

WhatsApp Image 2018 03 23 at 11.59.59   O professor Antônio Sebastião, instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), trouxe ao pátio da EXPOPEC 2018 o treinamento “Selaria”. A oficina chamou atenção do público sobre os processos de confecção e a correta utilização dos materiais disponíveis.
O treinamento abordou diversos temas, entre eles: a identificação das peças, confecção de barrigueira, cabeçada, bainha e reparo de defeitos.

  Durante as aulas o instrutor ponderou que a riqueza da sela está nos cuidados com os detalhes que influenciam diretamente na qualidade do material final e posteriormente fará diferença na utilização/montagem da sela.

   De acordo com a Gerente de Formação Profissional Rural, Samantha Andrade, os treinamentos rápidos são de grande importância para os participantes e atuantes da cadeia produtiva. “Os treinamentos que trouxemos para EXPOPEC é uma oportunidade de demonstração dos cursos oferecidos pelo SENAR. Após este contato breve, o aluno, mantendo o interesse, deve acessar o Sindicato local, para trazer posteriormente o curso com sua carga horária completa. Esse momento é uma vitrine de um pouco daquilo que o SENAR pode oferecer.”, afirma.

   E no segundo dia de Exposição, o Senar Goiás apresentou também uma aula prática de “Rédeas de Equinos” ministrada pelo instrutor Wagner Murilo Costa. Os participantes, atento às instruções, aprovou o curso “Isso serve para nosso dia a dia, na lida da fazenda e também é uma forma de aprender técnicas para provas de rédeas”, afirma João Mário, um dos ouvintes da demonstração.
O intuito da capacitação é trazer alguns pontos importantes a serem observados no treino de cavalos e no controle de sua velocidade e potência, através do bom controle da rédea.


   Wagner Murilo transmitiu seus conhecimentos de forma técnica e prática, realçando a importância de manobras e flexionamentos para o treinamento do equino. “O cavalo aprende no alívio da pressão. Quanto mais leve a mão na rédia, maior será o resultado.”, ressaltou.

 

 

Por Adriane Pires

Fotos: Larissa Melo e Anne Vilela