Senar Goiás inicia formação de agente educacional para o Agrinho

imageAté o dia 10 de maio, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás), a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e os Sindicatos Rurais (SRs), realizarão nos 246 municípios de Goiás, a Formação Inicial de Agente Educacional do programa Agrinho. O objetivo é capacitar intensivamente os gestores de educação das escolas, universidades, coordenadores pedagógicos, professores, coordenadores de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Após a formação, cada instituição poderá iniciar o desenvolvimento das ações referentes ao tema ‘O Brasil que queremos: seja protagonista’ da edição do Agrinho deste ano.

Com o início da formação, as escolas e instituições poderão também trabalhar com os assuntos que foram destaque ao longo dos 10 anos do programa em Goiás, sendo: agropecuária; água; alimentação saudável; biodiversidade; cidadania; defensivos agrícolas; empreendedorismo; energias renováveis; esporte; ética; lazer; mudanças climáticas; qualidade de vida; resíduos sólidos; responsabilidade social; saúde; solo. As ações acontecerão em um ‘cenário’ identificado como meio socioambiental, tendo como lema ‘Saber e atuar para melhorar o mundo’.

Agrinho

O objetivo do programa Agrinho é incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes. É desenvolvido em quatro etapas, lançamento de edição anual e capacitação de formador; formação inicial e continuada de agente educacional; concurso Agrinho e premiação.

Texto: Assessoria de Comunicação do Sistema Faeg Senar