Depois de fazer cursos do Senar Goiás, produtora rural de Formosa ajuda filha nos estudos com renda de pães de bolos

Outras mulheres da região também se qualificaram e planejam colocar conhecimentos em prática através de associação

Com fome de conhecimento e mais renda para a família, Irene Melo já fez mais de cinco cursos do Senar Goiás e coloca os conhecimentos adquiridos em prática fazendo e vendendo pães caseiros e bolos de aniversário. “O Senar Goiás foi um diferencial na minha vida. Eu fiz os cursos de Panificação Rural, Cozinha Rural, Defumação Artesanal de Carnes, Produção Artesanal de Queijos Especiais e participei também do Proarte. Hoje faço pães caseiros que são vendidos em Formosa e tenho encomendas de bolos de aniversário todos os fins de semana”.

Irene mora numa propriedade a 65 km de Formosa, cidade goiana que fica no entorno de Brasília. Lá vivem ela e o esposo, Aragomes Castro, que se dedica a produção de leite e passou também a contar com a Assistência Técnica e Gerencial do Senar Goiás (ATeG) na área. Com o acompanhamento ele já conseguiu melhorar a qualidade do produto e a ordenha passou de 80 para 170 litros por dia. 

"Tudo que fazemos com o apoio do Senar Goiás tem nos trazido ótimos resultados, além de nos permitir inovar na nossa produção aqui no campo. Como o nosso leite aumentou, eu pretendo fazer também provolone para vender. Aprendi no último curso de queijos especiais do Senar Goiás. E quero ainda aliar ao queijo, a venda de produtos embutidos defumados", explica a confeiteira.