Ranking mostra que profissionais buscam qualificação do Senar para operar equipamentos de última geração no campo

Mesmo em um ano atípico, marcado pela Pandemia da Covid-19, 38.230 pessoas buscaram o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Goiás, para melhorar sua qualificação para o trabalho no campo. Elas tiveram a oportunidade de participar de 2.751 cursos e treinamentos de formação profissional rural oferecidos pela maior escola da terra, no Estado, em 2020. 

Os treinamentos mais procurados pelos trabalhadores foram: Operação e manutenção de tratores agrícolas (1˚ colocado), Pilotagem de Drones (2°), Defumação Artesanal de Carnes (3°), Prevenção de Acidentes com Defensivos  Agrícolas NR 31.8 (4˚),  Avicultura Básica (5˚), Análise e Classificação de Grãos de Soja e Milho (6˚), Informática Básica (7˚), Solda Elétrica (8˚), Inseminação Artificial de Bovinos de Leite (9˚) e Aplicação de Defensivos Agrícolas – Pulverizador Autopropelido (10˚). 

Estes dados fazem parte de um ranking que acaba de ser publicado pelo Senar Goiás. O levantamento mostra que os profissionais estão atentos ao avanço da tecnologia no campo e ao perfil das novas vagas disponibilizadas pela agropecuária, que segundo profissionais de recrutamento e seleção têm como pré-requisito o conhecimento das novas tecnologias ligadas à agricultura de precisão.

De acordo com os dados do Ministério da Economia, a agropecuária foi o setor que registrou o 3° maior saldo de empregos formais registrados n Brasil no ano de 2020, com 61.637 postos de trabalho. Sendo 21,73% (13.396 postos) ligados ao cultivo de soja e 18,81% (11.598 postos) associados à criação de bovinos. Em Goiás, 2.932 novos postos de trabalho foram abertos no campo, sendo a criação de bovinos responsável por 7.16% das novas oportunidades e o cultivo de soja por 10,26%. 

Os dados do Senar Goiás, referentes aos dois primeiros meses de 2021, indicam que há uma tendência por mais capacitações ligadas à operação e manutenção de tratores agrícolas, bem como  pilotagem de drones e ao uso da informática no campo.

Comunicação Sistema Faeg Senar